Solidariedade

Papa Francisco ajuda centro voltado para a população de rua de Manaus

Espaço que quer ser referência para a população de rua de Manaus foi inaugurado nesta sexta-feira, 14

Da redação, com Vatican News

Foi inaugurado nesta sexta-feira, 14, um espaço na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, no centro da cidade de Manaus, voltado para a população de rua. A inauguração foi possível graças à ajuda do Papa Francisco. 

Na placa de inauguração, é possível ler: “O Povo da Rua agradece ao Papa Francisco os recursos para este espaço de acolhida”.

Um espaço que deve ser uma casa, insistiu o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, onde deve ser vivido o acolhimento, “para que todas as pessoas que não tem casa, possam se sentir em casa”, um espaço onde “eles sejam bem recebidos e estão sempre em casa, porque se encontram com irmãos e irmãs”.

A benção da casa, onde foi invocada a Benção de Deus, tem sido vista como oportunidade para que “todos nós tenhamos a alegria de poder servir, a alegria de poder acolher”, afirmou o arcebispo, pedindo que a casa seja um local em que pessoas encontrem “um lugar para conversar, um lugar para serem ouvidas”.

O Centro de Acolhida também conta com a parceria do Ministério Público do Trabalho.

Inauguração do Centro de Acolhida do Povo da Rua

A inauguração foi o momento para agradecer às pessoas que fizeram possível o novo ambiente, segundo dom Leonardo Steiner. Ele relatou as ajudas que têm sido dadas ao povo da rua, números significativos, “no sentido de nos estarmos juntos dessas pessoas, desses irmãos e irmãs”. 

O arcebispo lembrou das palavras de Teresa de Calcutá, “aqueles que o Estado e a sociedade não querem, nós cristãos queremos”. Dom Leonardo insistiu em que “é a nossa missão como Igreja, a misericórdia evangeliza mais do que as nossas palavras, porque isso é visibilização da Palavra, visibilização do Reino de Deus, é a visibilização de Jesus”. O arcebispo fez um pedido ao governo de um espaço para o pernoite do povo da rua.

O padre Hudson Ribeiro explicou brevemente o funcionamento do centro e agradeceu a parceria da Caritas Arquidiocesana de Manaus e da Fazenda da Esperança, assim como outras entidades e paróquias, destacando acima de tudo o trabalho dos voluntários da Pastoral do Povo de Rua e a paróquia dos Remédios e a abertura do seu pároco, o padre Mauro Cleto, para ceder o espaço. Finalmente agradeceu a sensibilidade de Dom Leonardo Steiner por fazer com que “o sonho se faça realidade, e se faça realidade a partir do clamor do próprio povo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo