Renuncia e nomeação

Papa aceita renúncia ao governo pastoral do bispo de Catanduva (SP)

Bispo de Catanduva desde 17 de janeiro de 2010, Dom Otacílio foi responsável pela Pastoral Carcerária entre 2014 e 2016

Da redação, com CNBB

Dom Otacílio Luziano/ Foto: CNBB

O Papa Francisco acolheu nesta quarta-feira, 10, o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Catanduva (SP), apresentado por Dom Otacílio Luziano da Silva. Na mesma data, foi nomeado como administrador apostólico, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, arcebispo emérito de Sorocaba (SP).

Natural de Maracaí (SP), Dom Otacílio nasceu em 31 de outubro de 1954. Foi ordenado em 06 de dezembro de 1987, na cidade de Assis (SP). Estudou Filosofia na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e Teologia no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, ambas as instituições em Marília (SP). Dom Otacílio é pós-graduado em Parapsicologia.

Antes de ser nomeado bispo, em 21 de outubro de 2009, foi vigário geral da diocese de Assis, reitor do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, em Marília, e membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio dos Consultores da diocese de Assis por duas vezes.

Bispo de Catanduva desde 17 de janeiro de 2010, Dom Otacílio escolheu como lema “Revesti-vos da caridade”. Em sua trajetória como pastor, foi responsável pela Pastoral Carcerária entre 2014 e 2016.

Em nota assinada pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou gratidão a Dom Otacílio e preces por uma “serena emeritude”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo