Artigo Empreendedorismo

Os indicadores de desempenho nas organizações

Indicadores de desempenho servem como parâmetro de desenvolvimento das empresas

André Prado*

Para que uma organização possa medir seu desempenho é preciso possuir um ponto de partida. Este marco pode ser crucial para o bom desenvolvimento de uma empresa e estar relacionado com os índices de satisfação dos clientes ou outros indicadores importantes.

A medição do desempenho pode ser entendida como uma técnica utilizada para quantificar a eficiência e eficácia das diversas áreas de negócios. A eficiência relaciona-se com a utilização econômica de recursos. Em contrapartida, a eficácia pode avaliar se as expectativas dos consumidores estão sendo ou não atendidas.

Para tanto, é fundamental saber a finalidade da aplicação dos indicadores de desempenho e quais benefícios eles podem trazer para uma organização. É de extrema relevância medir a atuação no mercado levando-se em consideração fatores como qualidade, tempo e flexibilidade.

Leia mais
.: Todos os artigos sobre Empreendedorismo

Desta forma, torna-se recomendável que cada organização estabeleça um conjunto de indicadores como parâmetros que mensurem o desenvolvimento, evolução ou progresso dos diversos processos empresariais.

Tais indicadores podem ser desdobrados em indicadores individuais para que seja avaliado o desempenho final de determinadas atividades, monitorando dados do passado no presente para planejar o futuro.

Por analogia pode-se imaginar atletas de equipes de alto desempenho que participam de um torneio olímpico com recordes já atingidos a serem superados. Inclusive pode acontecer o fato de que o recorde a ser vencido já tenha sido estabelecido anteriormente pela própria equipe.

Em uma corporação os indicadores podem ser úteis da mesma forma. A organização deve procurar superar seus melhores recordes independente do fato de terem sido estabelecidos por concorrentes ou pela própria empresa.

Perspectivas dos Indicadores de Desempenho

Um conhecido sistema de indicadores foi denominado de Balanced Scorecard (BSC). Desenvolvido pelos renomados professores de Harvard, David Norton e Robert Kaplan, tem por objetivo apresentar um modelo de gestão estratégica cujos resultados apresentem um diferencial em comparação com os tradicionais indicadores do mercado.

O BSC é baseado em quatro perspectivas: financeira, aprendizado, processos internos e mercado. O princípio de um sistema de medição como este tem por finalidade responder alguns questionamentos dos gestores organizacionais.

Os estudiosos que o desenvolveram permitiram a ligação entre indicadores de desempenho e planejamento estratégico para a obtenção do sucesso nos negócios, pois era necessário estabelecer um conjunto de indicadores que suportassem a estratégia global das empresas.

O objetivo geral de um sistema de medição de desempenho pode conduzir a empresa a melhorar significativamente suas atividades, permitindo o alinhamento da companhia com as estratégias previamente definidas.

Em suma, este processo deve prover soluções em conformidade com a cultura organizacional, buscando o apropriado equilíbrio entre o sistema e o ambiente empresarial, considerando as medições internas da própria organização e as externas obtidas pelos concorrentes.

Cabe ressaltar que bons profissionais também podem ter como parâmetro de desenvolvimento as metas estipuladas nas avaliações de desempenho ou criar seus próprios indicadores a serem constantemente superados.

_________________________

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D´Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo