Arquidiocese de Belém

Ordenação episcopal de Monsenhor Raimundo Possidônio será amanhã

Nomeado bispo coadjutor para a diocese de Bragança (PA), Monsenhor Raimundo será ordenado neste sábado e tomará posse no dia 30 de abril

Da Redação, com Arquidiocese de Belém

Monsenhor Raimundo Possidônio será ordenado bispo neste sábado, 23 / Foto: Arquidiocese de Belém (PA)

Neste sábado, 23, a arquidiocese de Belém (PA) celebrará a ordenação episcopal de Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata. Em março passado, ele foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo coadjutor para a diocese de Bragança (PA). A celebração será às 9h, na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci. 

A solenidade de ordenação terá como bispos ordenantes Dom Gilberto Pastana de Oliveira, arcebispo de São Luís (MA), Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém (PA) e Dom Jesús María Cizaurre Berdonces, bispo de Bragança (PA). Também concelebrarão o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispos do Regional Norte II, padres e diáconos.

A cerimônia terá transmissão ao vivo pelos meios de comunicação da Arquidiocese:  Rádio Nazaré, TV Nazaré, Youtube e  Facebook.

A apresentação e posse como bispo coadjutor de Bragança – onde atuará junto ao bispo titular Dom Jesús Maria –  será no próximo sábado, 30, às 16h, na Catedral de Nossa Senhora do Rosário em Bragança. 

Biografia

Monsenhor Raimundo é natural de Icoaraci, distrito de Belém do Pará, e nasceu no dia 31 de março de 1954. Concluiu seus estudos fundamentais no Seminário São Pio X, onde entrou em 1968. Estudou no Seminário Redentorista Santíssimo Redentor, tendo sua Ordenação Diaconal em 7 de junho de 1976. Cursou Filosofia e Teologia no IPAR/UFPA, concluindo em 1978, e foi ordenado padre em 24 de junho de 1978. Possui especialização em História da Igreja na América Latina (Assunção/PUC – SP 1982), mestrado em História Eclesiástica pela Gregoriana, em Roma (1987) e Doutorado em História da Igreja (2000). 

Na Arquidiocese de Belém, Dom Possidônio tem importantes contribuições. Dentre elas, a atuação como administrador quando a arquidiocese estava vacante, entre abril de 2009 e março de 2010. Ele também foi Vigário Geral da Arquidiocese desde o ano de 2004, mesmo ano em que foi nomeado coordenador de Pastoral, função que exerceu até 2020.

O título oficial de Monsenhor foi recebido em 2010, quando também teve o reconhecimento de feitos perante Belém, que lhe rendeu o recebimento da comanda de Medalha de Honra ao Mérito.

Passou por diversas paróquias e foi o responsável por oficializar a devoção de dois padroeiros da Igreja Matriz de Icoaraci.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo