Investigações

Arquidiocese de Belém emite comunicado oficial

Arquidiocese informa que segue acompanhando investigações em curso

Da Redação, com Arquidiocese de Belém

A arquidiocese de Belém (PA) publicou, neste domingo, 3, um comunicado oficial reiterando que está acompanhando as investigações em curso. No último dia 5 de dezembro, o arcebispo local, Dom Alberto Taveira Corrêa, divulgou um pronunciamento comunicando e esclarecendo fatos sobre acusações de imoralidade contra sua pessoa. Os fatos já estão sendo investigados pela Justiça e pela Santa Sé.

No comunicado emitido hoje (confira a íntegra ao final do texto), a arquidiocese informa que, “devido ao sigilo imposto e em respeito às leis, não pode divulgar mais informações”. E pede aos fiéis que continuem a rezar pela Igreja.

Além do pronunciamento oficial em 5 de dezembro, Dom Alberto também enviou uma carta aos sacerdotes e aos diáconos da arquidiocese de Belém falando de sua dor diante das acusações, mas assegurando confiança na Providência Divina. Ambas as correspondências estão disponíveis no site da arquidiocese. Confira as íntegras aqui: carta aos sacerdotes / carta aos diáconos.

No dia 7 de dezembro, a Comunidade Canção Nova, na pessoa de seu fundador, Monsenhor Jonas Abib, publicou uma mensagem pedindo que os fiéis se unam em oração pela arquidiocese de Belém (PA). 

Desde o pronunciamento oficial de Dom Alberto, várias tem sido as manifestações de apoio ao arcebispo. Pelas redes sociais, movimenta-se a hashtag “#EuApoioDomAlberto”. Confira aqui alguns depoimentos. 

Confira, abaixo, a íntegra da nota publicada neste domingo, 3:

NOTA OFICIAL

A Arquidiocese de Belém reitera ao povo de Deus, com transparência e serenidade, que está acompanhando as investigações em curso, com a certeza e a confiança de que, ao final, prevalecerá a verdade.

Informa ainda que, devido ao sigilo imposto e em respeito às leis, não pode divulgar mais informações.
Este é o momento de renovar o nosso senso de comunhão e solidariedade, porque, como disse o Apóstolo, referindo-se à Igreja, “quando um membro sofre, todos os membros participam do seu sofrimento; se um membro é honrado, todos os membros participam de sua alegria” (1Cor 12,26).

Por fim, pede à comunidade dos fiéis que continue a rezar pela Igreja, por intercessão da Santíssima Mãe de Deus, a Virgem Maria, para que não desanimemos diante das provações pelas quais estamos passando.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo