Ação e espiritualidade

Obras sociais são chamadas a comunicar a misericórdia, diz padre

Em Jubileu, Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova proporciona momentos de oração para quem doa a vida em prol das obras sociais

Jéssica Marçal
Da Redação

No Ano da Misericórdia, o convite do Papa Francisco é que cada um possa fazer a experiência da misericórdia de Deus e para com o próximo. Além das já conhecidas “obras de misericórdia”, que a Igreja católica divide em obras corporais e espirituais, as obras sociais também constituem uma forma de mostrar a face misericordiosa do Pai.

Padre Fernando durante entrevista no Jubileu do Social CN / Foto: Daniel Mafra - Portal CN

Padre Fernando durante entrevista no Jubileu do Social CN / Foto: Daniel Mafra – Portal CN

Padre Fernando Santamaria, da Comunidade Canção Nova, explica que a centralidade na misericórdia não é somente para esse Ano Santo. “As obras sociais são chamadas a comunicar misericórdia e a vivenciá-la no seu meio”.

Como exemplo, padre Fernando citou as obras sociais realizadas pela Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova, que nesta sexta-feira, 4, celebra seu “Jubileu” na sede da Comunidade em Cachoeira Paulista (SP). Trata-se de um momento de espiritualidade para missionários e colaboradores que trabalham nessa obra: Casa do Bom Samaritano, que atende pessoas em situação de rua, o Posto Médico Padre Pio, que cuida dos doentes, as assistências no CAC e Progen e a Companhia de Arte.

“Em tudo isso, queremos acolher o próprio Cristo e sermos também reflexo do Cristo misericordioso no dia a dia, repito, não só para esse Ano, mas que nesse Ano da Misericórdia a gente possa mergulhar profundamente nesse mistério do amor misericordioso para melhor comunicá-lo através das obras sociais”.

Proporcionar que missionários, colaboradores e atendidos pela Rede mergulhem na misericórdia de Deus foi o que motivou a realização desse Jubileu específico, informou a superintendente da Rede, Fernanda Nolasco. “Dentro do nosso setor de trabalho, a gente também busca promover isso porque isso perpassa toda a esfera da vida de cada um. E que isso possa chegar, de uma forma ou de outra, a todos aqueles que nós atendemos nas nossas unidades”.

Fernanda acredita que as obras sociais já constituem uma forma concreta de mostrar a misericórdia de Deus. “As pessoas que são mais necessitadas, sejam elas famílias, pessoas em situação de rua, de vulnerabilidade, de risco social, com certeza já são a face de Cristo para nós. (…) As nossas obras sociais já exercem esse trabalho, já têm essa face da misericórdia do Pai, mas nós queremos viver isso cada vez mais e cada vez melhor”.

Para o Ano da Misericórdia, padre Fernando contou que outras ações estão sendo realizadas com a equipe da Rede, como confissões – para missionários, colaboradores e atendidos pelas obras sociais – momentos de oração comunitária e de formação, isso além da celebração do Jubileu específico da Rede.

Esse momento especial contou com a participação do bispo da diocese de Lorena (SP), Dom João Inácio Muller. Antes da palestra para os missionários e colaboradores da Rede, o bispo conversou com a equipe do noticias.cancaonova.com e comentou as iniciativas dos “Jubileus” que estão acontecendo nesse Ano Santo bem como a importância da espiritualidade de quem trabalha com obras sociais. Assista abaixo:

Após a palestra com o bispo, os participantes do Jubileu da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova fizeram uma pequena procissão até o Santuário do Pai das Misericórdias, onde participaram da Santa Missa e passaram pela Porta Santa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo