POSSE

Novo ministro da Saúde afirma que tem maior desafio da vida

Nelson Teich tomou posse no Ministério da Saúde nesta sexta-feira, 17

Da redação, com Ansa

O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, gesticula durante sua apresentação nesta quinta-feira, 16, em Brasília / Foto: Adriano Machado – REUTERS

O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, tomou posse, nesta sexta-feira, 17, e afirmou que esse é o “maior desafio” para o qual já se propôs a trabalhar, especialmente, pelo mundo estar em meio à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Sem citar planos específicos, o oncologista diz que o foco de sua gestão serão as pessoas.

“Por mais que fale de saúde, de economia, o final é sempre gente. A gente quer trazer mais qualidade para o povo do Brasil”, ressaltou destacando que uma das bases de seu trabalho será a importância da informação.

“Uma das características da Covid-19 é a pobreza de informações sobre ela, o que leva também a uma ansiedade enorme. Além do problema clínico, você vê muito medo na sociedade. É uma coisa que parece filme. Vamos ter que trabalhar isso. Vamos levar para as pessoas as informações”, destacou.

Teich também falou em montar equipes e sobre a dificuldade que existe em “colocar as pessoas certas no lugar certo”, e que pretende trabalhar em parceria com todos os Ministérios, que devem fornecer uma lista de seus principais problemas durante essa crise para, a partir daí, montar uma lista de prioridades.

O novo ministro também focou na importância da busca pelas novas pesquisas científicas sobre a Covid-19, mas disse que seu Ministério também olhará com cuidado as pessoas que sofrem com outras enfermidades, que não podem ser deixadas de lado neste momento.

Teich finalizou dizendo que entende que “as pessoas mais frágeis e pobres são aquelas que mais vão sofrer” e garantiu que a “atenção será voltada para elas”.

O presidente Jair Bolsonaro pediu que Teich pense “em uma alternativa” entre a visão dele e a do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta.

“Tenho certeza que ele [Mandetta] fez o que achava que tinha que ser feito. Tenho certeza que ele sai com a consciência tranquila. Mas a minha visão é um pouco diferente da visão do ministro, que está focado em seu Ministério. A minha tem que ser mais ampla, e isso está sob minha responsabilidade. Eu não posso me omitir, e seguirei aquilo que o povo que votou me mim quer que eu faça. Mandetta focava na saúde e na vida das pessoas, a minha é na vida e na economia”, disse Bolsonaro.

O presidente citou a possibilidade da abertura do comércio, mas assumiu ser um risco. Além disso, afirmou que pensa em começar a abrir as fronteiras, especialmente com o Paraguai e o Uruguai.

Mandetta fala das ações do Ministério

Abrindo a cerimônia, o ex-ministro da Saúde desejou “toda sabedoria para conduzir esse nosso país” e agradeceu a todos os ministros que compõem a equipe do governo.

“Não se pode resumir em palavras determinados momentos. Nós encontramos um sistema de saúde extremamente complexo, uma máxima constitucional pétrea, em que temos um desafio geracional de construir um sistema universal. São desafios plantados pela Carta Magna de 1988”, começou Mandetta.

Citando as medidas adotadas durante o período em que esteve à frente do Ministério, ressaltou as métricas instaladas nos programas sociais e as novas iniciativas na área genética para o país. Além disso, citou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, e como ele é exemplo para os países do mundo.

“Nós plantamos as raízes e, embora com todas as dificuldades, a FioCruz se revela mais importante que a própria soberania. Foi daí que tiramos os testes, mesmo que sejam poucos”, pontuou. Mandetta lembrou da centralização da compra de materiais e de substâncias primárias na China e na Índia, e que o Ministério da Saúde vem buscando parcerias para garantir a entrega de testes e de equipamentos.

“O mundo será dividido entre antes e depois do coronavírus. Todas as economias vão sofrer. A segunda onda será na economia e confio em você Guedes para dar andamento. E humildemente, presidente, me coloco à disposição sempre que for chamado ou para oferecer no serviço”, afirmou. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo