Teve início nesta quarta-feira, 16, no Santuário Arquidiocesano de Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), a novena dedicada ao primeiro santo brasileiro. A Igreja celebra no próximo dia 25, a memória litúrgica de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, e a novena é realizada em preparação à festa.
O tema deste ano será "Santo Antônio de Sant’Anna Galvão e a Profissão da Fé Cristã". A novena é realizada em dois horários, 14h30 e 19h, seguidas pelas Celebrações Eucarísticas.
No dia da festa, 25 de outubro, haverá missa em diversos horários, entre eles, às 10h, a Celebração Solene da Festa, presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis. Durante a tarde, às 17h, haverá procissão pelas ruas da cidade.
Sobre Frei Galvão
Antônio de Sant’Anna Galvão nasceu em 1739 em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba. Após sua ordenação sacerdotal foi enviado ao Mosteiro da Luz, em São Paulo, onde faleceu em 23 de dezembro de 1822.
Frei Galvão foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 1988. O Papa Bento XVI o canonizou no dia 11 de maio de 2007, durante sua visita apostólica ao Brasil, fazendo de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro.