Novidade no episcopado

Nomeado novo bispo auxiliar para a arquidiocese de Porto Alegre

Padre Darley José Kummer foi nomeado pelo Papa e auxiliará o arcebispo local, Dom Jaime Spengler

Da Redação, com CNBB

Padre Darley, nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre / Foto: CNBB

Novo membro para o episcopado brasileiro. Nesta quarta-feira, 10, foi anunciada a nomeação do padre Darley José Kummer como bispo auxiliar para a arquidiocese de Porto Alegre (RS). A nomeação, feita pelo Papa Francisco, atende ao pedido do arcebispo local, Dom Jaime Spengler.

Padre Darley José Kummer nasceu no município de Roca Sales (RS) no dia 12 de maio de 1967. Ingressou no seminário São José de Gravataí, no curso propedêutico em 1987. Licenciou-se em Filosofia, em 1988, pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição de Viamão (RS), quando estava no seminário maior de Viamão (RS), que concluiu em 1990.

Seus estudos de Teologia aconteceram no Centro de Estudos Teológicos Dom Edmundo Kunz, no seminário maior de Viamão, de 1991 a 1995. Ordenou-se diácono dia 6 de agosto de 1995 e presbítero no dia 13 de janeiro de 1996, na paróquia São José de Roca Sales. O trecho bíblico “Na unidade e diversidade de dons formar comunidade”, de Efésios 4, 1-14 foi o lema de sua ordenação. O religioso possui curso de especialização em juventude, tema que aprofundou de janeiro de 2000 a janeiro de 2001.

Como padre, ele já foi vigário paroquial da paróquia São Vicente de Paulo de Cachoeirinha (RS) de fevereiro a dezembro de 1996. Assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude de janeiro de 1997 a dezembro de 2001. Exerceu o sacerdócio na paróquia Sagrado Coração de Jesus em Alvorada (RS) de janeiro de 2002 até dezembro de 2005. Assistente do curso Propedêutico no seminário São José e diretor do Lar Sacerdotal, de 2006 a 2010. Em 2010, assumiu a função de reitor do seminário menor São José de Gravataí e assistente do ensino médio.

Assumiu a paróquia Imaculado Coração de Maria de Esteio (RS) de 2011 a 2015. Foi presidente do Fraterno Auxílio de 2011 até 2013. De 8 de agosto de 2015 até abril de 2019 foi vigário episcopal do vicariato de Canoas (RS). De 2016 até o momento é padre na paróquia São Luís Gonzaga de Canoas.

Saudação da CNBB

Em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o secretário-geral da entidade, Dom Leonardo Steiner, enviou uma saudação ao novo bispo, manifestando a alegria da Conferência com a notícia de sua nomeação.

“Ao Papa Francisco, nossa gratidão pelo zelo sempre testemunhado em favor das nossas Igrejas Particulares, no Brasil. A experiência pastoral que o senhor tem feito no âmbito paroquial e seu trabalho em relação à formação do clero já podem ser preparação à convocação que agora a Igreja faz ao senhor para o episcopado”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo