Novidade no episcopado

Nomeados dois bispos auxiliares para a arquidiocese de Fortaleza

Dois novos bispos auxiliarão o governo pastoral de Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques

Da redação, com CNBB

Padre Valdemir (à esquerda) e padre Júlio, novos bispos auxiliares da arquidiocese de Fortaleza / Foto: CNBB

A Santa Sé divulgou nesta quarta-feira, 11, a nomeação de padre Valdemir Vicente Andrade dos Santos e padre Julio César Souza de Jesus, como bispos auxiliares para a Arquidiocese de Fortaleza (CE).

A nomeação se deu após o Papa Francisco aceitar o pedido do arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, de poder contar com a colaboração de dois bispos auxiliares. 

Padre Valdemir Vicente Andrade

Nascido em Aracaju (SE), padre Valdemir tem 45 anos. Cursou Filosofia no Seminário Nossa Senhora da Conceição, em Sergipe. Estudou Teologia e especialização em Eclesiologia em Roma. Ordenado sacerdote em agosto de 2001, foi pároco em várias localidades do Estado de Sergipe, atuou como reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus no Bairro Industrial, foi diretor espiritual no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. 

Padre Júlio também foi chanceler da Cúria de Aracaju; notário nos processos das matérias reservadas à Santa Sé; membro do conselho presbiteral e Colégio de Consultores.  Até então, o novo bispo era vigário geral e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju (SE).

Padre Julio César Souza de Jesus 

Com 47 anos, padre Julio César é natural de Goiânia (GO). É bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus. Possui mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Em sua atuação pastoral já foi vigário paroquial em diferentes paróquias de Teresina (PI). Foi administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, em Teresina. Também exerceu os ofícios de vice-reitor do Seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelbor, em Teresina e professor de Filosofia e Direito Canônico, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Além disso,  já lecionou Teologia Dogmática e História da Igreja, no Icespi, em Teresina, cidade onde também exerceu as funções de Diretor Espiritual da Escola Diaconal São Francisco de Assis e Diretor Espiritual da Ordem do Carmelo.  Atualmente, era pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga, em Teresina (PI). 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo