Dom Josafá Menezes da Silva, até então bispo de Barreiras (BA) sucederá Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu
Da Redação, com CNBB
O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 9, o novo arcebispo para a arquidiocese de Vitória da Conquista (BA): Dom Josafá Menezes da Silva, até então bispo de Barreiras (BA). Ele assume o governo pastoral da arquidiocese, sucedendo Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, que teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa.
Dom Josafá nasceu, em 2 de janeiro de 1959, na cidade de Salinas de Margarida (BA). Foi ordenado sacerdote, em 14 de maio de 1989, e bispo no dia 10 de março de 2005. Está à frente da diocese de Barreiras, desde 26 de fevereiro de 2011, sendo o segundo bispo dessa Igreja Particular. Seu lema episcopal é Praedica verbum (Prega a Palavra), extraído da segunda Carta de São Paulo a Timóteo (2Tm 4,2).
Seu ministério episcopal teve início na arquidiocese de Salvador (BA), onde foi bispo auxiliar entre 2005 e 2010. Também atuou como administrador apostólico da diocese de Bom Jesus da Lapa, entre maio de 2014 e setembro de 2015. No regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso (2011-2015) e para a Pastoral da Comunicação (2015-2019), além de coordenador da Região Pastoral do Oeste da Bahia (2016-2019).
Dom Pepeu
Nascido em Caruaru (PE), em 18 de fevereiro de 1957, Dom Luís Gonzaga Pepeu é frade franciscano capuchinho. Foi nomeado bispo por São João Paulo II, em 13 de junho de 2001, para a diocese de Afogados da Ingazeira. Escolheu como lema episcopal Ne timeas tecum ego sum (Jr 1,8) “Não temas, estou contigo”. Sua ordenação foi em 6 de outubro de 2001.
Em sua trajetória como bispo, foi membro da Comissão Episcopal dos Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância da CNBB e do Conselho Econômico do regional Nordeste 2 da Conferência. Dom Pepeu também presidiu o regional Nordeste 3 da CNBB (2011-2015).
Saudação da CNBB
A presidência da CNBB agradeceu a Dom Luiz Gonzaga pelo ministério episcopal e pelo trabalho que dedicou à Conferência e saudou Dom Josafá por sua nomeação.
“Desejosos de que tenha exitoso pastoreio à frente desta Igreja Particular, recordamos a exortação apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, para nos fortalecer nessa exigente missão de pregar a Palavra: “O Espírito Santo, que inspirou a Palavra, é quem «hoje ainda, como nos inícios da Igreja, age em cada um dos evangelizadores que se deixa possuir e conduzir por Ele, e põe na sua boca as palavras que ele sozinho não poderia encontrar»”.