Arcebispo de BH, Dom Walmor de Oliveira, presidirá a celebração de Ação de Graça na Catedral Cristo Rei
Da redação, com Arquidiocese de BH
Nesta sexta-feira, 11, o arcebispo de Belo Horizonte (BH), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside Missa Solene de Ação de Graça pelo aniversário da Arquidiocese de Belo Horizonte, às 19h30, na Catedral Cristo Rei.
A Celebração integra a programação de conclusão do Ano Jubilar Centenário da Arquidiocese, que será vivida até abril deste ano. Durante a Missa, o arcebispo também presidirá o rito de Ordenação Diaconal de Seminaristas do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus.
O Ano Jubilar iniciou no dia 11 de fevereiro de 2021, centésimo aniversário da Arquidiocese de Belo Horizonte, e será concluído em abril de 2022 – 100 anos do início do ministério do primeiro arcebispo metropolitano, Dom Antônio dos Santos Cabral.
O centenário tem como tema o título do Projeto de Evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte: “Proclamar a Palavra”. O lema é “Proclamar a Palavra de Deus oportuna e inoportunamente”.
A Celebração Eucarística será transmitida ao vivo pela TV Horizonte no canal aberto 30.1 HDTV, no site (www.tvhorizonte.com.br) e também pelo aplicativo Rede Catedral.
Ordenação Diaconal
Durante a Celebração em Ação de Graça pelo Ano Jubilar Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte será realizado o rito de ordenação diaconal dos seminaristas que estão se preparando para o ministério sacerdotal.
Serão ordenados diáconos permanentes: Ellison D. da Costa Gomes, Júnior Luiz de Azevêdo, Marcos Antônio Alves de Souza, Robson Fernando Reis, Rociny Fernandes dos Santos, Thelis Luiz Gonçalves e Wallafe Augusto Santa Xavier.
Exposições
Para contar a trajetória do centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte promove duas exposições que retratam a atuação da Arquidiocese e a devoção do povo mineiro, de 1921 até os dias atuais.
A primeira exposição “Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, narrativas e trajetórias” foi organizada em parceria com o Museu Mineiro. Ela está aberta à visitação até o dia 13 de fevereiro, no Museu Mineiro, Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Já a exposição “Entre Vestes e Costumes: A Devoção Luziense a Nossa Senhora das Dores” mostra a devoção do povo mineiro a Nossa Senhora das Dores. Em parceria com o Santuário Arquidiocesano Santa Luzia, a mostra reúne cerca de 40 peças utilizadas ao longo dos últimos 50 anos nas tradicionais cerimônias da Semana Santa e no Setenário das Dores de Nossa Senhora realizadas na cidade histórica de Santa Luzia.
A exposição ficará aberta para visitação do dia 8 de fevereiro até 25 de março de 2022, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Santa Luzia.