Até dia 6 de janeiro

Museu de Arte Sacra exibe exposição "Portal da Misericórdia"

Exposição ficará exposta no Museu de Arte Sacra até o dia 6 de janeiro

Da redação, com Arquidiocese de SP

exposicao_portal_misericordia02O Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo exibe até o dia 6 de janeiro a exposição “Portal da Misericórdia – o sacro revisitado”.
Na mostra apresenta 85 esculturas de Mirtis Moraes, entre obras sacras e laicas, como dorsos humanos, anjos e objetos religiosos. A exposição das peças confeccionadas em bronze, alumínio, mármore e resina está dividida em núcleos, onde a matéria é a mesma, porém o modo de intervenção se diferencia.

“O trabalho de Mirtis Moraes dialoga com a arte contemporânea e é possível contá-la visualmente já que as obras interagem entre si, mantendo um clima subliminar por toda a exposição. Sabemos que na maioria dos diálogos a discordância ocorre mais vezes que a concordância. Na contra corrente do mainstream, Mirtis valoriza temas clássicos, a representação do corpo humano e símbolos tradicionais no mundo ocidental”, analisa a curadora Beatriz Vicente de Azevedo.

As obras são executadas pela artista com técnicas diferentes de acordo com materiais e cores utilizadas. No bronze, o bege e suas variações é a cor usada nas bases, no alumínio, o cinza e suas variações predominam, às vezes até atingir a cor preta. O branco entra nos pontos mais importantes e também nos símbolos.

exposicao_portal_misericordia1

Mesmo sendo fiel ao seu estilo criativo ao longo de sua trajetória a artista apresenta trabalhos inéditos onde as temáticas são próximas, porém diferenciadas. Na mostra anterior “Interrompa-se”, por exemplo, a ideia era parar, refletir e continuar. Já “Portal da Misericórdia” sugere a superação dos limites do corpo humano e também da justiça humana para se alcançar a misericórdia divina.

“Eternizar pelas esculturas, os marcantes movimentos de minha vida como a música, a dança, o amor entre os seres humanos, a filosofia, a meditação bíblica, o cinema, o teatro, a poesia, me encantam e motivam. Esses movimentos de observação, criação e eternização são vibrantes, viscerais e vitais para minha existência”, diz Mirtis Moraes.

A exposição pode ser visita de terça a domingo, das 9h às 17h, o ingresso é R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada) e a entrada é gratuita aos sábados.

Mais informações no telefone (11) 3326.3336

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo