FIM DO SINAL ANALÓGICO

Mudanças na transmissão de TV podem exigir nova antena: confira

Sinal analógico da TV Canção Nova será desligado no próximo domingo, 2; veja o que é preciso providenciar de equipamento para não ficar sem assistir

Gabriel Fontana
Da Redação

Parabólica, presente em milhões de lares brasileiros, precisará ser trocada por novo modelo / Foto: Siga Antenado

Falta menos de uma semana para o desligamento do sinal analógico da TV Canção Nova. A medida, que faz parte do plano de implementação do 5G no Brasil, será colocada em prática no domingo, 2 de julho. Para não correr o risco de ficar sem assistir à TV Canção Nova, talvez sejam necessárias algumas mudanças em casa, com a troca de alguns equipamentos.

Com a chegada do 5G, será necessário desligar o sinal de TV das antenas parabólicas. Isso porque elas captam o sinal transmitido via satélite na banda C, e essa faixa de frequência será usada pelo 5G. Assim, o sinal de televisão via satélite será transmitido por meio da banda Ku.

Em outras palavras, isso significa que o sinal de televisão transmitido por satélite costumava percorrer um caminho (banda C), e agora essa estrada será utilizada pela internet 5G. Por esse motivo, o sinal de televisão via satélite percorrerá um novo caminho (banda Ku), e para que chegue até as casas, torna-se necessário um novo kit de recepção, próprio para captar a frequência da banda Ku.

Novo equipamento para recepção via satélite

Essa mudança afeta quem tem antena parabólica em casa, mais especificamente aquelas que são maiores, feitas com tela. Elas serão substituídas por versões menores, feitas de aço galvanizado. Além disso, é necessário também trocar o receptor do sinal via satélite por um que seja apropriado para o sinal que chega pela banda Ku.

Por outro lado, quem já tem a nova parabólica, ou usa antena digital interna, modelo “espinha de peixe” (aquela cheia de varetas) ou TV a cabo, não precisa fazer nenhuma mudança, pois esses tipos de antena não estão relacionados ao sinal de televisão aberta transmitida por satélite.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-TIC) de 2021, são 15 milhões de lares brasileiros equipados com a antena parabólica. Este grupo precisa se atentar para a possível necessidade de trocar o equipamento e a importância de saber como escolher o aparelho mais adequado. Caso contrário, pode ficar sem o sinal de TV.

Distribuição gratuita da nova antena parabólica: confira quem tem direito a receber

A nova antena parabólica já está sendo comercializada no Brasil, assim como os receptores apropriados para captação do sinal transmitido por meio da banda Ku. Contudo, algumas famílias têm direito a receber, gratuitamente, o kit com o novo equipamento e sua instalação.

São famílias de menor renda inscritas em Programas Sociais do Governo Federal (ou seja, estejam no CadastroÚnico) e que tenham a antena parabólica tradicional em pleno funcionamento. O serviço é prestado pela Siga Antenado, nome fantasia da Entidade Administradora da Faixa (EAF), criada por determinação da Anatel. Este é o órgão não-governamental e sem fins lucrativos responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais para o sinal das parabólicas digitais.

O agendamento para consulta sobre a disponibilidade e instalação gratuita do kit composto por nova parabólica digital, receptor, controle remoto e todos os cabos está disponível em diversos municípios do país. A consulta pode ser conferida no site da Siga Antenado. Outra opção para tirar dúvidas e receber atendimento é ligar para 0800 729 2404.

Melhor qualidade na transmissão do sinal de TV

Além de ser uma mudança necessária, a troca do equipamento ainda traz benefícios. O presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra, cita que “o sinal transmitido pela Banda Ku é de melhor qualidade, a imagem e o som não têm chiados e chuviscos, e já são mais de 80 canais gratuitos”.

Entre estes canais está a TV Canção Nova, que desligará o seu sinal analógico no próximo domingo, 2, e em breve terá seu sinal disponibilizado via satélite apenas pela banda Ku. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo