ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA

TV Canção Nova não terá mais o sinal analógico: saiba o que fazer

Medida faz parte das ações que abrem caminho para a implantação do 5G no Brasil; alguns equipamentos precisarão ser substituídos

Gabriel Fontana
Da Redação

Foto: Kelly Sikkema via Unsplash

No dia 2 de julho deste ano, a TV Canção Nova desligará a transmissão do seu sinal analógico via satélite. A decisão tomada pela Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, faz parte das ações que viabilizam a implementação do 5G no Brasil.

José Valter do Rosário, engenheiro e coordenador técnico do Csat (responsável pela transmissão e recepção via satélite do sinal da TV Canção Nova) explica que “o principal motivo do desligamento ou do término das recepções residenciais via satélite em banda C é porque estas parabólicas utilizam uma faixa de frequência que será usada na tecnologia 5G pelas operadoras de telefonia”.

Leia também
.: Na Grande SP, tecnologia 5G já está disponível para usuários
.: Anatel libera 5G em mais sete capitais a partir de hoje

Por muitos anos, as emissoras de TV no país transmitiram seu sinal via satélite por meio da banda C. Contudo, com a chegada do 5G, tornou-se necessária a migração do sinal dos canais de televisão, para não haver interferências. “A frequência do 5G afetará toda a faixa de frequência em banda C pela alta potência desse sinal”, afirma José Valter.

Mudanças na transmissão

Por esse motivo, no ano passado, as emissoras começaram a transmitir também seu sinal por meio da banda Ku, como uma alternativa. Hoje, mais de 100 canais já são transmitidos nessa banda. Em resumo, é como se o sinal da televisão usasse uma estrada específica (a banda C), que começará a ser utilizada pelo 5G, obrigando as TVs a irem por outro caminho (a banda Ku).

Atualmente, a TV Canção Nova opera tanto na banda C quanto na banda Ku. Na primeira, transmite tanto o sinal analógico quanto o digital, e aí está a principal mudança: a partir do dia 2 de julho, o sinal analógico não estará mais disponível. O desligamento dele é a primeira etapa para a liberação completa da banda C. Contudo, o sinal digital seguirá sendo transmitido enquanto há a substituição dos receptores e conversores do sinal de televisão que operam na banda C para aqueles que trabalham na banda Ku.

“O que preciso fazer?”

Como afirmado, o principal motivo dessa mudança é a liberação da banda C para a implementação do 5G no Brasil. Todas as emissoras de TV passarão por esse processo, e por isso serão necessárias algumas alterações no equipamento de recepção do sinal da televisão.

Cada um, em sua casa, precisa conferir as configurações do receptor de satélite da sua televisão. Quem recebe o sinal HD da TV Canção Nova por um receptor de satélite digital em banda Ku, sem problemas. Mas, se recebe o sinal analógico na banda C, será preciso substituir o equipamento.

Quem tem instalada aquela antena parabólica maior, feita de tela e cheia de furinhos, é quase certo que precisará trocar o equipamento. Por outro lado, se usa uma antena “espinha de peixe” (aquela cheia de varetas), uma antena digital interna ou TV por assinatura, não precisará realizar a troca do equipamento. Essa mudança é necessária para continuar sintonizando não apenas a TV Canção Nova, mas também outras emissoras de TV aberta, que em breve farão essa alteração.

Mais detalhes sobre esse processo podem ser conferidos no site da Siga Antenado, entidade não governamental que distribui kits de equipamentos atualizados em parceria com o Governo, esclarece dúvidas e presta apoio relativo a essas mudanças. No mesmo site, é possível conferir se precisará trocar o equipamento ou não, e famílias cadastradas no CadÚnico conseguem verificar se têm direito a receber o kit gratuito.

Quais são os benefícios?

Com o sinal digital, a recepção da imagem e do som fica melhor, o que aumenta a qualidade do conteúdo. A substituição do equipamento (caso seja necessário) garante, desde já, a atualização da tecnologia de recepção da banda C para a banda Ku e continuidade do acesso ao sinal gratuito.

Além disso, o desligamento da transmissão do sinal analógico via satélite garante à Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, uma grande economia financeira, uma vez que a manutenção dessa transmissão consiste em um dos maiores custos para a entidade.

Quem se antecipar e já se preparar para essa mudança no sistema de recepção do sinal via satélite continua recebendo o sinal HD da TV Canção Nova, com maior qualidade de som e imagem e ainda a ajuda a economizar.

Assista também:

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo