Nossa Senhora Aparecida

Missa solene marca Festa da Padroeira no Santuário Nacional

Em Missa solene, fiéis participam da Festa da Padroeira no Santuário Nacional, em Aparecida (SP)

André Cunha
Da redação

Em todas as paróquias do Brasil, milhares de fiéis celebram a Solenidade da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, nesta segunda-feira, 12.

No Santuário Nacional, em Aparecida, interior de São Paulo, uma multidão acompanhou a Missa solene, presidida pelo Primaz do Brasil e Arcebispo de Salvador (Bahia), Dom Murilo Krieger.

Na homilia, o Primaz lembrou que o Santuário de Aparecida tem atraído muitos fiéis porque “um sinal”, a Senhora Aparecida, continua iluminando o céu do país, e suscitando a devoção do povo brasileiro em tantas igrejas e capelas. Disse isso, fazendo alusão à segunda leitura, do livro do Apocalipse.

festa_padroeira3

Dom Murilo Krieger / Foto: Reprodução

Citando a primeira leitura, Dom Murilo disse que, como Ester salvou seu povo suplicando ao rei, Maria, com seu pedido, ajudou os apóstolos a penetrarem na pessoa e missão de Jesus. “Tendo Jesus revelado sua identidade divina, os discípulos creram nele. Maria está no centro do fato que revelou Jesus, que revelou a Sua Glória”.

Nesse sentido, o bispo afirmou que Jesus é o centro da fé da Igreja e a missão de Maria, especialmente diante do tema central da Festa da Padroeira 2015, é introduzir os fiéis na glória de Cristo.

Depois, Dom Murilo orientou os fiéis a aproximarem-se de Jesus sempre que estiverem insatisfeitos e tristes, para que Ele lhes dê o vinho novo, como ocorreu no Evangelho de João, que narra o milagre das bodas de Caná.

Dom Murilo também convidou a todos a pensarem nos que sofrem por causa do nome de Jesus, e nos migrantes. “A Mãe Aparecida nos ensina que a nossa oração tem seu ponto alto quando nela acolhemos os que sofrem. Com a Senhora Aparecida, devemos dizer a Jesus: eles não têm vinho”.

festa_padroeira4

Foto: Reprodução

Encerrando a homilia, Dom Murilo Krieger, convidou os romeiros à oração: “Peçamos à Mãe de Jesus: Nossa Senhora Aparecida, ensina-nos a crer, a esperar e a amar. Indica-nos o caminho do Reino de seu Filho Jesus. Amém!”.

Dom Raymundo Dasmasceno, Arcebispo de Aparecida, não celebrou a Missa solene em Aparecida (SP) porque é um dos delegados presentes no Sínodo dos Bispos sobre a família, que acontece em Roma, no Vaticano.

De Roma, Dom Damasceno enviou por mensagem, sua bênção e abraço aos fiéis presentes no Santuário Nacional.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo