Mês missionário

Mês de outubro: Igreja se une na Campanha Missionária

Igreja celebra mês missionário há mais de oito décadas, com o objetivo de despertar vocações e mobilizar os católicos em torno da campanha missionária

CNBB

domEsmeraldo

Dom Esmeraldo Barreto de Farias, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB / Foto: CNBB

O mês de outubro, instituído pelo Papa Paulo VI como o Mês Missionário, em 1926, é o tempo em que a Igreja no Brasil realiza a mobilização em torno da Campanha Missionária. A iniciativa deste ano propõe o tema “Missão é servir”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2015. O lema é “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc 10,44).

O objetivo principal da Campanha Missionária é “sensibilizar, despertar vocações missionárias, bem como realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões”, que será celebrado no dia 18 de outubro.

Para o bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Esmeraldo Barreto de Farias, é preciso animar as pessoas para que vivam a missão em suas respectivas realidades, não somente no sentido pessoal, como também na família, no ambiente profissional e na comunidade em geral.

“Não sou eu sozinho a viver a missão, mas sou eu e outros cristãos, na comunidade da qual participo e com outras comunidades também”, afirma. “Cada um de nós é chamado a ser missionário e a viver como missionário e que a missão nos faz mergulhar na vida de Jesus”, diz o bispo.

Segundo o bispo, é importante estar atento para as diversas realidades missionárias do Brasil, presentes nas periferias das grandes e pequenas cidades, nas diferentes regiões do País. “Em especial, a Campanha Missionária chama a atenção para a Amazônia, com características muito específicas, e necessidade de pessoas e de ajuda econômica para que o trabalho de evangelização possa ser desenvolvido”, ressalta.

A Campanha Missionária é organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) com a colaboração das Comissões para a Ação Missionária e para a Amazônia da CNBB, em conjunto com outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina).

De acordo com as POM, “o tema da Campanha Missionária de 2015 destaca a essência da mensagem de Jesus. Ele veio ‘para servir’”.

Materiais

Os subsídios da Campanha Missionária foram preparados pelas POM e enviados para as 275 dioceses e prelazias do Brasil para serem distribuídos entre as paróquias e comunidades.

O conjunto de materiais é composto por cartaz com o tema e o lema, livrinho da Novena Missionária, um DVD com testemunhos missionários, a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, e seis versões de marcadores de página com a Oração da Campanha Missionária com as imagens de Santa Teresinha do Menino Jesus, São Francisco Xavier, Nossa Senhora Aparecida, dom Oscar Romero, Charles de Foucauld e do Santo Padre. Todos os subsídios estão disponíveis aqui.

Coleta

O Dia Mundial das Missões, que será celebrado no dia 18 de outubro, penúltimo domingo do mês, é o “ponto alto” da Campanha Missionária, quando é feita a coleta.

O diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, explica que os recursos arrecadados são para ajudar a Igreja em terras de missão. “São muitas igrejas, muitos projetos. Mais de 3 mil instituições são ajudadas por essa coleta”, diz. O sacerdote também ressalta o crescimento das doações entre 5 e 6%, na comparação do resultado de 2014 com 2013.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo