Igreja em missão

Paróquia faz ação missionária em condomínios de luxo

No Espírito Santo, paroquianos de classe média alta levaram a mensagem do Evangelho a cerca de 1750 apartamentos

André Cunha
Da redação

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Vila Velha, no Espírito Santo, atendeu ao apelo do Papa Francisco e saiu para a missão. A comunidade realizou, de 19 a 26 deste mês, uma ação missionária em condomínios de luxo na cidade capixaba.

Padre Anderson Gomes da Silva, paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro / Foto: Arquivo pessoal

Padre Anderson Gomes da Silva, paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro / Foto: Arquivo pessoal

Segundo o pároco, padre Anderson Gomes da Silva, que há um ano está na comunidade, os paroquianos são, em sua maioria, de classe média alta e eles lotam as igrejas durante as atividades. Apesar do expressivo número de fiéis, o padre viu a necessidade de sair dos muros do templo e ir em missão.

“Aqui, as igrejas estão cheias, graças a Deus. Mas, ao mesmo tempo, percebemos que existe mais gente fora do que dentro, e muitos dos que estão fora se dizem católicos. Então, essa é uma forma de ir ao encontro deles. Tudo isso foi motivado pelo Papa Francisco, por meio da Evangelii Gaudium”, disse o padre.

A ação missionária foi realizada por voluntários da própria paróquia. “Eu imaginava que rico ia à Igreja, mas não queria se intrometer em nada; eles davam o dinheiro e pronto. Agora, está tudo caindo por terra. Eles estão abraçando a missão de uma forma assustadora”, ressaltou o sacerdote.

Para ele, os ricos, geralmente, “têm muitas obrigações, seus próprios meios de lazer, de convivência”. Logo, deixar esse conforto para servir à Igreja seria “muito complicado”. No entanto, a atual experiência comprovou-lhe que, na vida missionária, é necessário ter ousadia e confiança nas pessoas.

lembrança_PNPS

Cada lar visitado recebeu um frasco com água benta e uma imagem de Nossa Senhora para colocar na porta do apartamento / Foto: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

“A gente tem de perder o medo, deixar de pensar que ‘sempre foi assim’. Devemos fazer as coisas com vontade, com ousadia e parresia. É fazer o mesmo, só que diferente, envolvendo, descentralizando, delegando ações e não querendo fazer tudo sozinho. Precisamos confiar nas pessoas e pensar as mesmas coisas de forma diferente”, disse.

A abrangência paroquial soma 272 condomínios. Esse mapeamento de análise territorial concluiu a primeira etapa do projeto evangelizador que recebeu o nome de “Missões Populares”.

“Com os dados em mãos, partimos para a segunda etapa do processo: entrar nesses espaços sem ferir as leis estabelecidas e sem ser inconvenientes. Durante algumas celebrações, convidamos um morador de cada prédio para realizar o cadastro dos apartamentos”, explica o sacerdote.

A convite do pároco, mais de 500 pessoas se dispuseram para a missão que, de apartamento a apartamento, levaram a mensagem do Evangelho, a bênção dos lares e uma lembrança com a imagem da Virgem Maria. Cada morador escolhia, na ficha de cadastro, o melhor horário e dia para a visita, durante a semana. Cerca de 1750 apartamentos e 50 casas foram visitados.

Segundo o padre, as Missões Populares na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Vila Velha, no Espírito Santo, foram concluídas com muitos testemunhos de fiéis que participaram do projeto.

“Ainda tenho dúvida do que é mais emocionante: ser missionário ou receber a missão em nossa casa. Cada apartamento que entramos, um sentimento diferente. Quantas bênçãos! Louvado seja Deus!”, disse a paroquiana Viviane Coser Boynard.

paroquia_NSPS_2

Fiéis participam de celebração na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Vila Velha (ES) / Foto: Arquivo paroquial

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo