Santuário foi inaugurado em 2022; Devoção a Santa Rita começou antes mesmo da fundação do município de Cássia
Kelen Galvan
Da redação
Neste sábado, 13, começa a novena em honra a Santa Rita de Cássia, que ficou conhecida como a padroeira das causas impossíveis. Ela é uma das santas com mais devotos no Brasil.
Esta data é aguardada com muita expectativa pelos fiéis da cidade de Cássia, no sudoeste de Minas Gerais. Ali, a devoção a Santa Rita começou antes da fundação do município. Ainda quando era um povoado, em 1844, o nome escolhido para o local foi justamente “Santa Rita de Cássia”. Por terem muitos devotos entre as famílias do povoado, logo foi construída uma capela em homenagem a santa. O nome atual do município foi definido em 1919.
Leia também
.: Santuário de Santa Rita de Cássia recebe relíquia óssea da santa
A cidade tornou-se uma referência regional para a peregrinação dos devotos e atrai milhares de peregrinos, em sua maioria das cidades da região sul e sudoeste de Minas Gerais e do interior de São Paulo.
Maior santuário do mundo
Este ano, a expectativa é ainda maior, pois a novena será realizada, pela primeira vez, no Santuário de Santa Rita de Cássia, o maior do mundo dedicado a esta devoção. O templo foi inaugurado há um ano, exatamente na festa de Santa Rita, no dia 22 de maio de 2022.
O reitor do Santuário, padre Michel Pires, afirma que há uma alegre expectativa para esta Festa de 2023, pois passado um ano em que o santuário vem acolhendo os peregrinos e devotos, esta primeira novena e festa da padroeira é um marco de fé.
“Esta feliz expectativa nos ajuda a compreendermos que o povo que chega aqui, muitas vezes carregado de dores, angústias e aflições, sai feliz, com esperança, porque sabe que depositou todas as suas aflições no coração de Santa Rita de Cássia, a santa dos impossíveis. Alegro-me muito por estar aqui, e, depois de um ano caminhando no santuário, tenho certeza que essa primeira novena e primeira festa da padroeira marcará nossos corações na alegria do Senhor, que deve ser sempre a nossa força”, disse.
Programação
Este ano, o tema da novena, que acontece até o dia 21 de maio, é “Com Santa Rita, em família, acolher o chamado de Jesus”. E o lema: “Olhou-o com misericórdia, o escolheu e disse siga-me” (Mt 9,9).
A programação terá vários momentos de oração ao longo do dia. O Terço das Rosas, às 7h, será transmitido pela Rede Santa Rita. Durante os nove dias da novena, haverá atividades às 12h, 15h e 18h, entre Missas e a Oração da Coroa de Santa Rita de Cássia. Os horários terão mudanças no fim de semana.
Dia 22 de maio, na Festa de Santa Rita, haverá vários horários de Missa para atender todos os fiéis, começando logo às 6h. Veja a programação detalhada no site do Santuário.
Sobre o Santuário
A Festa dedicada à santa foi crescendo consideravelmente a cada ano, e para acolher os peregrinos, uma estrutura improvisada era montada ao lado da Igreja matriz.
“Sensível a essa realidade e motivado pela forte devoção à Santa Rita, herdada de sua mãe, o sr. Paulo Flávio de Melo Carvalho, grande empresário cassiense, ao completar seus 70 anos, quis deixar um precioso legado para a sua terra natal: a construção de um grandioso novo Santuário que pudesse acolher confortável e carinhosamente aos milhares de devotos espalhados mundo a fora que sempre recorrem à Cássia para manifestarem a sua fé”, explica o reitor.
Em agosto de 2019, foram levantados os primeiros pilares do templo. A construção levou quase quatro anos para ser concluída e a inauguração oficial ocorreu em 22 de maio de 2022. “Desde o começo, cada etapa foi marcada por comemorações, missas e eventos”, conta padre Michel.
Atualmente, o Santuário é o maior do mundo dedicado a Santa Rita de Cássia. Ocupa uma área de 180 mil metros quadrados, sendo 100 mil de edificação. O Santuário tem capacidade para até 5 mil pessoas sentadas e 2 mil em pé. Uma novidade do local é a réplica da casa de Santa Rita de Cássia.
Até hoje, estima-se que 500 mil fiéis já visitaram o Santuário desde sua inauguração. A média de visitações é de 15 a 20 mil fiéis por mês.
As celebrações das missas acontecem de segunda a sexta-feira às 12h e às 18h. Aos sábados, domingos e todo dia 22 de cada mês às 10h, 15h e 18h.