Projeto IDE

"Julho das juventudes": evangelização juvenil da Igreja no Brasil

Com base no Projeto Ide da Comissão Pastoral para a Juventude da CNBB, quatro encontros juvenis serão realizados no mês de julho

Da redação, com CNBB

/ Foto: Divulgação

Jovens de congregações religiosas, da Pastoral da Juventude no Meio Popular, de Movimentos e Novas Comunidades e também os de grupos paroquiais estarão reunidos no próximo mês de julho por meio do projeto de evangelização proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Projeto IDE.

No “Julho das juventudes”, quatro encontros de diferentes expressões juvenis serão realizados. “Reuniremos nesses encontros nacionais em torno de 2 mil lideranças, o que é uma coisa maravilhosa e que nos ajuda a impulsionar o trabalho com jovens em nosso país”, comenta o bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, Dom Vilson Basso.

A proposta de realização desses grandes eventos no mesmo ano veio da Comissão para a Juventude da CNBB. No mês de julho, em Goiânia, haverá o Congresso Nacional da Pastoral da Juventude no Meio Popular. No Rio de Janeiro (RJ), o Encontro Nacional dos Movimentos e Novas Comunidades. E em São Paulo (SP), o Encontro Nacional das Congregações que trabalham com jovens e o primeiro Encontro Nacional dos grupos jovens paroquiais.

Tudo isso, de acordo com Dom Vilson, mostra a riqueza e a diversidade da juventude católica no Brasil. “Mostra as possibilidades que temos de chegar onde o jovem está. Temos a Pastoral da Juventude nas comunidades, no meio popular, nas escolas, a rural, temos os movimentos que estão espalhados em todos os pais, novas comunidades, congregações que trabalham com jovens e temos os grupos jovens paroquiais, que é uma nova expressão”, conta.

Leia também
.: Em mensagem, Papa pede aos jovens coragem em meio a medos

Marca do Projeto IDE

A realização dos eventos em um período próximo está relacionada à proposta evangelizadora do projeto IDE, que é o rumo comum para todas essas expressões juvenis, assim como o Rota 300, realizado entre 2015 e 2017. O objetivo é alcançar os milhares de grupos de jovens e diferentes expressões juvenis que ajudam a chegar de fato onde o jovem está. “Ali queremos que chegue a alegria do evangelho, a beleza de Jesus Cristo e o caminho que ele propõe”, afirma Dom Vilson.

A nova iniciativa, aprovada em setembro do ano passado, conta com os projetos de missão, formação, de estruturas de acompanhamento, de ecologia e políticas públicas, abrangendo, segundo Dom Vilson, a missão dentro e fora da Igreja.

“O jovem sendo fermento na massa, presença de Deus e da Igreja em todos os ambientes onde eles vivem. A partir de uma experiência com Jesus, que muda as suas vidas, eles levam também esse testemunho de vida feliz, seguindo Jesus, para os jovens com quem eles encontram”, ensina o prelado dehoniano.

5º CONGRESSO DA PJMP

Será realizado de 9 a 13 de julho, na paróquia Nossa Senhora da Terra, em Goiânia (GO), e terá o objetivo de refletir sobre a caminhada pastoral e seus desafios, celebrar a fé e a vida dos jovens do meio popular. O tema escolhido é “Águas e Profecias: Luzes do Meio Popular Gerando Vidas” e o lema “Juventude e seu Protagonismo, Resistência e Liberdade”. As inscrições podem ser realizadas no site da PJMP, onde também há mais informações sobre o evento: http://www.pjmp.org/5congressopjmp

 
ENJMC – Encontro Nacional de Jovens de Movimentos e Novas Comunidades

/ Foto: Divulgação

O Encontro Nacional de Jovens de Movimentos e Novas Comunidades será realizado no Rio de Janeiro, de 11 a 15 de julho. O tema proposto é “Chamados e enviados para serem profetas das nações”, convidando a juventude para a constante experiência Missionária. As inscrições também vão até o dia 15 de junho. Poderão participar de 10 a 15 líderes jovens por Movimentos e Novas Comunidades, entre 18 e 29 anos, além de um assessor adulto de cada expressão.

 
ENC – Encontro Nacional de Jovens e Adultos de Congregações 

O evento reunirá lideranças juvenis de Congregações Religiosas e os adultos responsáveis, de todo o país e das mais diversas expressões eclesiais. De acordo com a equipe organizadora, vivenciando a unidade na diversidade, estes jovens são chamados a partilhar de suas experiências e a ouvirem o que a Igreja do Brasil tem a oferecer na Evangelização para a Juventude. Será de 20 a 22 de julho, no Colégio Santa Terezinha, em São Paulo (SP). As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho.

Conecta – Encontro Nacional de Líderes de Grupos Jovens Paroquiais

Cartaz do #Conecta 2018/ Foto: Divulgação

Com o tema “Eis-me aqui Senhor”, o encontro reunirá jovens de diferentes paróquias do Brasil. Uma das propostas do evento é aprofundar o conhecimento do Projeto Ide, motivando as lideranças de grupos jovens de todo o país a contribuírem com ideias e ações que facilitem e promovam a aplicação do projeto nas muitas dioceses e paróquias do Brasil.

Será de 20 a 22 de julho de 2018, também no Colégio Santa Terezinha, em São Paulo (SP). São esperadas lideranças juvenis e os assessores adultos dos Grupos Jovens Paroquiais, pastoral dos Adolescentes e do Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC). Inscrições também até 15 de junho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo