Evangelização da juventude

Dom Vilson comenta encerramento do projeto Rota 300

Projeto da CNBB visou a evangelização da juventude em preparação aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Jéssica Marçal
Da Redação

Termina neste sábado, 29, o projeto Rota 300, uma iniciativa da CNBB para a evangelização da juventude nesse Ano Mariano, rumo à comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A reta final do projeto começou no último dia 22, com a Semana Missionária nas dioceses banhadas pelo Rio Paraíba do Sul. Mais de 2 mil jovens se inscreveram para participar da Semana e se preparam para as atividades do dia 29, que serão concentradas no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP).

O Rota 300 foi lançado em 18 de junho de 2015 e teve uma projeção nacional, em união à visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida por todo o Brasil nesse Ano Mariano.

O presidente da Comissão da CNBB para a Juventude, Dom Vilson Basso, bispo de Imperatriz (MA), explica que a juventude trabalhou a religiosidade popular levando a Mãe Aparecida às comunidades, mas não só isso. O projeto também foi uma oportunidade de trabalhar a questão ecológica, sob inspiração da Laudato sì, encíclica do Papa Francisco sobre meio ambiente. Nesse sentido, foram realizadas ações como projetos de preservação de rios, limpeza de praças e plantio de árvores.

As atividades do Rota 300 foram coordenadas pela Comissão da CNBB para a Juventude, mas o seu desenvolvimento foi descentralizado, de forma a acontecer em todas as dioceses do país, de acordo com as realidades específicas. “Desde o princípio ele (o projeto) foi pensando para ser vivenciado dentro da realidade da necessidade de cada região. O Brasil é um país continental, então houve desde o início essa clareza do projeto”, afirma Dom Vilson.

Dom Vilson Basso / Foto: Arquivo – Daniel Mafra – Portal CN

Os eixos principais do Rota 300, segundo o bispo, foram a missionariedade, a formação de lideranças, o trabalho conjunto e o enfoque ecológico. Esses quatro pilares foram a base do trabalho que a Comissão da CNBB fez junto aos 18 bispos referenciais (um em cada regional da CNBB) e aos 18 padres e irmãs assessores (também um em cada regional).

Jovens Conectados

A divulgação de atividades, estímulo e animação do projeto em todo o país ficou a cargo da equipe dos “Jovens Conectados”, o site oficial da CNBB para a juventude. A jovem Juliene Barros, de São Bernardo do Campo (SP), faz parte dessa equipe desde setembro de 2010 e há dez meses está na coordenação do site.

“Juntamente com toda a Comissão, realizamos um trabalho de muito empenho nos últimos três anos. Produção de matérias, hotsite, diagramação de subsídios, publicações nas redes sociais, é um resumo do nosso empenho para o Rota300”, conta Juliene.

Ela destaca ainda as romarias realizadas nesses últimos anos, momentos especiais de catequeses, alegria e de oração. Comentando o tema desse projeto – “300 anos de benção: com a Mãe Aparecida Juventude em missão”, Juliene disse acreditar que jovens de diversas realidades das expressões juvenis atenderam a esse chamado. “Cada vez mais, a Igreja se abre para a juventude e a juventude responde com alegria e entusiasmo a essa abertura. Vide o próprio Sínodo dos Bispos sobre a juventude. A nossa juventude se faz voz ativa e em movimento”.

Perspectiva de futuro

O projeto termina, mas a evangelização da juventude continua. Segundo Dom Vilson, a perspectiva de futuro é dada pelo Papa Francisco, com a realização do Sínodo dos Jovens em outubro de 2018.

Leia também
.: Carta do Papa aos jovens por ocasião do Sínodo – 13/01/17

O bispo de Imperatriz informou que de 7 a 9 de setembro próximo haverá o segundo encontro de revitalização da pastoral juvenil do Brasil, ocasião em que serão desenhados os projetos até 2020. “Já é claro para os bispos e todos nós: o projeto de missão, de formação e o trabalho conjunto devem continuar nos próximos anos”.

O trabalho também continua tendo em vista o Sínodo de 2018, um evento que, segundo Dom Vilson, será um verdadeiro kairós, um tempo de graça em que os jovens estarão no centro da atenção da Igreja.

O bispo aproveitou para reforçar que uma das formas de colaborar com o Sínodo de 2018 é responder o questionário da Santa Sé, um formulário que pode ser baixado e enviado por e-mail à CNBB até 31 de julho. Os jovens também podem responder o questionário diretamente no site do Sínodo e enviar experiências de juventude para a CNBB.

“É de fato um kairós, um tempo de graça, um tempo especial para que possamos avaliar o trabalho com a juventude, louvar a Deus por esse trabalho e encontrar novos meios para melhor evangelizar a juventude em nosso país”, concluiu Dom Vilson.

Programação

O sábado será repleto de atividades para os jovens no Santuário Nacional de Aparecida. A concentração inicial será no Porto Itaguaçu, ponto de partida da caminhada até o Santuário Nacional, onde haverá tendas com testemunhos dos jovens no Rota 300.

Haverá módulos com diversas atividades, como um módulo exclusivo da Comunidade Canção Nova. Às 14h30, concentração da juventude no Altar Central para o terço e consagração à Nossa Senhora Aparecida. Às 18h, a Santa Missa. O evento termina com shows de cantores católicos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo