Peregrinação da Juventude

Jovens devem se inspirar no exemplo de Maria, afirma Dom Walmor

Juventude se reúne nesta quarta-feira, 15, em peregrinação ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em MG

Thiago Coutinho
Da Redação

Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade recebe jovens em peregrinação nesta quarta-feira, 15/ Foto: Arquidiocese de Belo Horizonte

Acontece nesta quarta-feira, 15, a 23ª Peregrinação da Juventude ao Santuário da Basílica de Nossa Senhora da Piedade, localizado a 48 km de Belo Horizonte e a 16 km de Caeté.

O tema desta peregrinação é “Juventude com Maria, construindo uma nova sociedade” ― e como o próprio nome sugere, inspirado na Mãe de Jesus. “O jovem deve inspirar-se no exemplo missionário da Mãe Maria, que ensina a humanidade a abraçar, com coragem, os ensinamentos do Mestre Jesus. Maria é notável por muitas razões, sobretudo pela força da sua fé e por sua disponibilidade para servir”, afirma o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor de Oliveria Azevedo.

Na programação do evento, um momento de debate acerca da conscientização cidadã e política, conduzido por Dom Vicente de Paula Ferreira. Para Dom Walmor, é importante que o jovem cristão tenha esta compreensão do bem comum e inspirar-se no ato de Jesus Cristo, que entregou sua vida por nós. “Cada pessoa deve inspirar-se nesse gesto extremo de doação e também entregar um pouco da própria vida pelo bem do outro. Nesse sentido, espera-se dos jovens que se dediquem sempre à promoção do bem comum. O jovem precisa assumir o seu protagonismo na construção de um mundo diferente, mais fraterno e solidário”, afirma o bispo.

Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo / Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Tecnologia 

O universo dos jovens é cercado de tecnologia, sejam os celulares cada vez mais modernos que os conectam a redes sociais e permitem o acesso e a troca de informação e ideias com pessoas do mundo todo. Dom Walmor afirma que a Igreja está atenta a este fenômeno e exerce seu papel a partir de diferentes linguagens digitais.

“Importante destacar que a técnica, em si, não pode ser a protagonista”, ressalta o religioso. “Espera-se que cada cristão, valendo-se de todos os aparatos tecnológicos, seja sempre presença fraterna, acolhedora. Seguindo o modelo de Jesus ― sempre manso, agindo com cordialidade e aberto ao diálogo ― os cristãos sejam presença luminosa nestes tempos em que os embates, as falsidades de um mundo virtual ilusório e as muitas atitudes hostis tomam conta das redes digitais”, reitera.

Dom Walmor dá exemplo de algumas iniciativas, na arquidiocese de Belo Horizonte, que são voltadas aos jovens. “Temos, por exemplo, a Associação Projeto Providência, com atuação no Aglomerado da Serra ― um conjunto de Vilas e Favelas da Capital. Temos também o Projeto Vila Fátima, dedicado especialmente aos jovens de Ribeirão das Neves, uma das cidades mais pobres do Brasil. A própria peregrinação ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, que acontece há 23 anos, é um exemplo do nosso trabalho dedicado aos jovens”, cita Dom Walmor.

Santuário e Basílica

Apesar de estar em sua 23ª edição, esta é a primeira peregrinação que acontece após o Santuário de Nossa Senhora da Piedade assumir o título de Basílica de Nossa Senhora da Piedade. A diferença nestes dois títulos, segundo Dom Walmor, é que o templo se torna referência no mundo todo.

“Sendo Basílica, o Santuário da Padroeira de Minas Gerais torna-se, ainda mais, referência para a Igreja, no mundo inteiro, com a sua história singular – mais de 250 anos acolhendo devotos da Mãe Maria”, detalha Dom Walmor.

Segundo o arcebispo, peregrinar em direção ao Santuário é entrar em contato com a densidade espiritual, uma experiência que marca e transforma. “Por isso, o título de basílica aumenta a responsabilidade de todos. Precisamos cuidar e sempre promover o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, suas belezas naturais, acervo arquitetônico, cultural e histórico, que formam um inigualável patrimônio da fé, coração de Minas Gerais”, finaliza.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo