Mais novo diplomata do Ministério das Relações Exteriores trabalhou em diversos empregos desde a adolescência para ajudar em casa e correr atrás dos próprios sonhos
Em Brasília, a trajetória de superação de um jovem de origem humilde ganhou destaque nacional. Douglas conquistou uma vaga em um dos cursos mais concorridos do país e acaba de tomar posse como diplomata do Ministério das Relações Exteriores, um marco que simboliza esforço, mérito e transformação por meio da educação.
Reportagem de Júlia Rezende e Ersomar Ribeiro
“E minha mãe muito atenciosa à minha educação, chegava do trabalho, a primeira coisa que ela via era se eu tinha de fato feito as deveres de casa”, lembrou o diplomata, Douglas Almeida.
O mais novo diplomata do Ministério das Relações Exteriores é filho de mãe diarista e pai pedreiro. Douglas cresceu em um bairro periférico do interior de Goiás e trabalhou em diversos empregos desde a adolescência para ajudar em casa e correr atrás dos próprios sonhos. “Já aos 15 anos também comecei a trabalhar como garçom, atividade que eu exerci até os 27 anos. Então, mais para frente fiz faculdade, voltei a trabalhar como garçom e aí eu comecei a estudar pro concurso, já depois do mestrado, fiquei 4 anos e meio estudando pro concurso e fui agora aprovado”, contou ele.
Desde cedo, Douglas foi moldando suas escolhas com dedicação aos estudos, sem acesso a distrações comuns da idade. Na preparação para o concurso, enfrentou reprovações, mas não desistiu. “Foi um período que eu cheguei a estudar 12 horas líquidas por dia, o que significava ficar em frente computador 15, 16 horas”, afirmou Douglas.
Douglas concorreu com quase 9.000 candidatos que disputaram 50 vagas. A média foi de 177 candidatos por vaga. A história de superação inspira e mostra que esforço e dedicação podem romper barreiras.
Orgulhosa dona Cida celebra a conquista do filho. “Fui pro trabalho lá, fui faxinando e chorando e ao mesmo tempo sorrindo, falando: ‘Nossa, realizei o meu sonho de ver o meu filho diplomata’”, expressou a doméstica, Francisca Aparecida.




