Homenagem

Monsenhor Jonas Abib é condecorado com a Ordem de Rio Branco

Homenagem ao Monsenhor Jonas Abib foi no Palácio do Itamaraty; Ordem de Rio Branco é insígnia de reconhecimento por serviços ou méritos excepcionais

Da Redação 

Luzia Santiago e Eto representaram o Monsenhor Jonas recebendo a condecoração da Ordem de Rio Branco em Brasília / Foto: Ed Alves

O fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, recebeu, nesta quarta-feira, 8, a condecoração da Ordem de Rio Branco, uma das mais importantes honrarias do Brasil. A entrega foi feita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo Ministro de Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF).

Monsenhor Jonas foi representado na cerimônia pelos cofundadores da Comunidade Canção Nova, Luzia Santiago e Wellington Silva Jardim, o Eto.

“Tudo começou com seu sacerdócio”, recorda Eto. “Se nós existimos é porque ele decidiu ser padre 57 anos atrás. Então, estou aqui o representando para receber esta honrosa comenda, um presente para toda a Canção Nova”, acrescentou. 

Questionado acerca das benfeitorias e contribuições do Monsenhor Jonas Abib nas últimas décadas, Eto foi assertivo: ele levou a evangelização aos fiéis pelos meios de comunicação. “Não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Ele teve garra de ir à frente e conseguiu. Mesmo doente, ele é guerreiro”, observou. 

“Quando recebemos o telefonema de Brasília, do Ministério do Exterior, levamos um susto”, recorda Luzia Santiago. “Ele mesmo concordou que foi um presente que recebeu no dia de sua ordenação sacerdotal”, reiterou.

Um detalhe: o convite do governo brasileiro não permitia que outra pessoa, além do próprio Monsenhor, recebesse a condecoração. Exceção que só foi feita ao Padre Jonas Abib. “É realmente uma providência, pois mesmo diante de sua enfermidade, ele continua a evangelizar”, ponderou Luzia.

As medalhas entregues aos homenageados / Foto: Ed Alves

Sobre a condecoração

A Ordem de Rio Branco é uma insígnia que o Presidente da República atribui a pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras, pelos serviços ou méritos excepcionais.

A honraria é uma homenagem ao Patrono da Diplomacia Brasileira, o Barão do Rio Branco, e consta de cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma Medalha anexa à Ordem.

Monsenhor Jonas foi condecorado no grau de Comendador.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo