window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

OPERAÇÃO VOLTANDO EM PAZ

Aeronave da FAB decola de Israel com brasileiros repatriados

Na ação interministerial, denominada Operação Voltando em Paz, estão disponíveis quatro aeronaves

Da Redação, com Ministério da Defesa e Ministério das Relações Exteriores

Foto: Sargento Viegas / SargentoVanessa Sonaly / CECOMSAER

O primeiro voo com brasileiros resgatados pela Força Aérea Brasileira (FAB) nas áreas de conflito em Israel decolou do aeroporto internacional de Tel Aviv nesta terça-feira , 10, por volta das 20h no horário local (14h no horário de Brasília).

O avião fará um voo direto, sem escalas, e deve pousar em Brasília no início da madrugada desta quarta, 11. A lista de passageiros não foi divulgada por razões de segurança. Segundo o Itamaraty, estão previstos mais cinco voos até o próximo domingo, 15.

Força Aérea Brasileira (FAB)

A Força Aérea Brasileira (FAB), em coordenação com os Ministérios da Defesa e Relações Exteriores, foi acionada para repatriar brasileiros que estão em Israel. Na segunda-feira, 9, uma aeronave KC-30 pousou em Roma (Itália), às 7h50min (horário local, 02h50min horário de Brasília), proveniente de Natal (RN). O voo teve a duração de 9 horas.

O destino da aeronave era Tel Aviv, cidade na costa israelense do mar Mediterrâneo, onde o embarque foi conforme definições do Ministério das Relações Exteriores. 

Na ação interministerial, denominada Operação Voltando em Paz, estão disponíveis ainda outro KC-30 e dois KC-390 Millennium. 

A aeronave KC-30, que decolou de Brasília (DF) na segunda-feira, também transportou cinco profissionais de saúde (dois médicos, dois enfermeiros e um psicólogo) da FAB para auxiliar no resgate.

O Comandante deste segundo KC-30, Major Aviador Rafael de Oliveira Bertholdo, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) — Esquadrão Corsário, comentou sobre a missão. “É uma grande responsabilidade para a nossa tripulação. Além disso, essa ajuda humanitária comprova também a característica de pronta-resposta da nossa Força Aérea, pois foi possível preparar as aeronaves e coordenar a missão em um curto espaço de tempo. Fica nítida a real necessidade de nosso país possuir aeronaves desse porte. O KC-30 tem como uma das principais características a capacidade de transportar um grande número de pessoas, com segurança, para longas distâncias. Assim, essa é uma missão real de utilização do poder aéreo em tempo de guerra”, destacou.

A previsão é que a primeira aeronave KC-30 pouse em Brasília na madrugada de quarta-feira (11/10), a 1h da manhã (horário de Brasília). 

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, falou sobre a importância da missão. “Quando falamos em reintegrar pessoas, estamos falando também de um objeto ligado à soberania. A reintegração nacional é uma missão característica da Força Aérea, e nos sentimos muito orgulhosos de cooperar neste momento difícil”, pontuou o Oficial-General.

 

Ministério das Relações Exteriores

O Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada em Tel Aviv e do Escritório de Representação em Ramala, segue acompanhando a situação dos turistas e das comunidades brasileiras em Israel e na Palestina. O Itamaraty tem registro de três brasileiros desaparecidos na região até o momento.

O governo brasileiro desaconselha quaisquer deslocamentos não essenciais para a região.

Até o momento, a Embaixada em Tel Aviv colheu, por meio de formulário “on-line”, os dados de cerca de 1700 brasileiros que externaram interesse em sua repatriação, a maioria dos quais turistas, hospedados em Tel Aviv e Jerusalém. Os candidatos à repatriação serão acomodados em listas de prioridade. Em um primeiro momento, deverão ser priorizados os residentes no Brasil sem passagem aérea.

Face à incerteza quanto ao momento em que poderão ocorrer os voos de repatriação, o Ministério das Relações Exteriores reitera recomendação de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar.

Os sobrevoos e pousos das aeronaves destacadas para repatriação de brasileiros foram autorizados por Israel. A primeira aeronave destacada para repatriação encontra-se em Roma. O segundo avião tem decolagem, de Brasília, prevista para a tarde de hoje.

O Escritório de Representação em Ramala segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e, tendo em conta a deterioração das condições securitárias na área, está implementando plano de evacuação desses nacionais da região, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo.

Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com “Whatsapp”, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.

O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo