Artigo Empreendedorismo

A importância do serviço público para a nação

Especialista comenta dia do Servidor Público

André Prado*

No dia 28 de outubro comemora-se o Dia do Servidor Público. A administração pública é de extrema relevância para a população de um país, pois vários serviços são prestados pelos órgãos das esferas municipal, estadual e federal.

Neste sentido, uma das melhores definições sobre a ocupação foi dada por Michel de Montaigne: “A mais honrosa das ocupações é servir o público e ser útil ao maior número de pessoas”. Realmente é uma grande responsabilidade saber servir o público com competência.

Tornar-se servidor público é o desejo de um vasto número de indivíduos. A comprovação disto vem dos milhões de pessoas que prestam concursos públicos. Entretanto, ingressar nas melhores vagas do serviço público não é tarefa fácil e exige muito estudo. Dependendo da vaga pretendida, a proporção candidato por vaga chega a ser superior ao índice da concorrência para o curso de medicina no vestibular da Fuvest.

A disputa acirrada deve-se ao fato de que os melhores empregos não existem apenas no segmento industrial, comercial ou de determinados serviços. Candidatos são atraídos pelos salários, ascensão na carreira e certa estabilidade do setor público, pois o mercado de trabalho nas empresas privadas pode oscilar consideravelmente durante as crises econômicas.

Alguns se tornam concurseiros e estudam horas por dia para buscar a aprovação. Ser bem-sucedido nesta façanha não é uma loteria na qual é possível acertar as opções corretas apenas com palpites ou achismos. É preciso domínio e conhecimento do conteúdo de diversas disciplinas.

Todavia saber servir o público não é para qualquer pessoa, e, infelizmente, nem todos os que conseguem o feito de lograr êxito com a aprovação em um concurso público acabam por desempenhar suas funções de forma competente e satisfatória.

É plausível salientar que embora devam ter a mesma responsabilidade de um servidor público com o erário, existem algumas pessoas que ocupam uma posição no serviço público no decorrer do tempo. Por isso é recomendável pesquisar e saber as diferenças existentes entre: servidor público, empregado público, agente público e agente político.

Cada qual possui suas atribuições, mas todos devem ter por objetivo servir o público da melhor forma. Contudo, os ocupantes das referidas posições podem executar bem ou mal suas funções. Não obstante, não é sensato julgar os bons pelos maus com generalizações depreciativas, rotulações pejorativas, estigmas, preconceitos ou estereótipos.

É sempre prudente não desenvolver uma conotação negativa generalizada em função dos péssimos profissionais de uma empresa, pois lamentavelmente estes podem estar presentes tanto nas instituições públicas como nas organizações privadas.

A gestão pública

É perceptível que a administração pública é uma área disputada para se trabalhar. Mesmo com muitas leis regulamentando seus processos, é urgente vencer os entraves da burocracia e tornar suas ações mais eficientes no país.

Por outro lado, sabe-se que um ocupante de cargo público pode atuar em diversas áreas, como: educação, saúde, segurança pública e assim por diante. É importante que o profissional escolha a área de maior afinidade para melhor desenvolvimento das atividades.

O bom servidor público não age em conluio em busca do enriquecimento ilícito, violação aos princípios administrativos ou causa dano ao bem público. É um dever zelar e gerir da melhor maneira o que é mantido por impostos arrecadados do contribuinte.

Ser um bom servidor público é estar a serviço de uma parcela significativa que necessita dos benefícios, portanto, é um trabalho que exige dedicação, afinco e compromisso. Somente os ocupantes que se doam com lisura, transparência e desempenho satisfatório merecem ser dignamente chamados de servidores públicos.

Cabe ressaltar que existem servidores que contribuem de forma preponderante para o desenvolvimento nacional e atuam com empenho por meio de trabalho honesto para trazer melhorias à sociedade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo