Natal Solidário

Gestos simples alegram Natal de idosos que vivem em asilos

Todos os anos, um almoço com entrega de presentes anima o Natal dos idosos na Vila Vicentina, asilo no interior de São Paulo

Kelen Galvan
Da redação

Com a proximidade do Natal, as pessoas costumam tornar-se mais solidárias. Seja uma visita a um asilo, um hospital ou um orfanato, seja um gesto de amor a alguém vizinho, a data torna-se uma oportunidade para ajudar aqueles que mais necessitam.

O noticias.cancaonova.com traz até você algumas dessas ações realizadas por instituições, grupos de amigos ou por pessoas que procuram fazer o Natal de outros especial.

É o caso do Asilo Vila Vicentina, localizado na cidade de Lorena, interior de São Paulo. Todos os anos, na semana que antecede o Natal, a instituição promove um almoço especial com a entrega de presentes aos idosos, feita pelo Papai Noel.

Almoço e presentes são doados por voluntários da cidade / Foto: Arquivo Vila Vicentina

Almoço e presentes são doados por voluntários da cidade / Foto: Arquivo Vila Vicentina

A assistente social do asilo, Maria Cecília Gomes, há cinco anos na entidade, explica que atualmente o local acolhe 22 idosos, dos quais 19 têm idades entre 60 e 92 anos. Três são um pouco mais jovens, pois foram acolhidos pela casa antes da promulgação do Estatuto do Idoso, que regula os direitos assegurados às pessoas com 60 anos ou mais.

A solidariedade do período natalino também é experimentada na Vila Vicentina. “Dezembro tinha que ser o ano inteiro”, brinca a assistente social. Ela diz que nesta época muitas instituições procuram o local para ajudar os idosos de alguma forma.

“É o espírito do Natal. Nessa época eles realmente lembram das pessoas, dos asilos, acho que toca o coração. O mês de dezembro já é um mês diferente dos outros”.

Voluntárias entregam presentes a cada um dos 22 idosos / Foto: Arquivo Vila Vicentina

Voluntárias entregam presentes a cada um dos 22 idosos / Foto: Arquivo Vila Vicentina

Cecília conta que cada presente é doado por um voluntário da cidade. Os 22 idosos dizem a ela o que gostariam de ganhar e cada pedido é assumido por um padrinho. Os desejos são muito simples, variam de toalhinhas e bermudas a cortes de tecido.

Neste ano, haverá dois momentos com os idosos, um no dia 14 e outro no dia 18 de dezembro, para facilitar a participação daqueles que doam os presentes. O próprio almoço é feito por um grupo de voluntárias, que já ajudam a Vila Vicentina todos os meses, doando um bolo no dia em que são comemorados os aniversariantes do mês.

Maria Aparecida Gonçalves André, 58 anos, mora na Vila Vicentina há 20 anos / Foto: Arquivo Vila Vicentina

Maria Aparecida Gonçalves André, 58 anos, mora na Vila Vicentina há 20 anos / Foto: Arquivo Vila Vicentina

Maria Aparecida Gonçalves André, 58 anos, mora na Vila Vicentina há 20 anos. Ela quis morar no asilo depois que seus pais faleceram, mas conta que, todos os meses, visita alguns de seus irmãos de criação, que moram na cidade vizinha, de Cachoeira Paulista (SP).

Aparecida ainda não decidiu o que vai pedir de presente de Natal, mas a expectativa é grande. “Presente quem não quer, né? É difícil alguém que não goste”, afirma.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo