Tempo continua instável e Defesa Civil registra mais de mil chamadas na capital carioca
Da redação, com Centro de Operações e Defesa Civil do Rio
As fortes chuvas desta quarta-feira, 21, e da madrugada desta quinta-feira, 22, deixaram vários bairros sem luz e causaram alagamentos em outros pontos do Rio de Janeiro. De acordo com o Centro de Operações Rio (COR) ― unidade da prefeitura carioca que integra outros trinta órgãos municipais e concessionárias e tem como objetivo monitorar a cidade ― o tempo continuará instável.
Por conta da umidade vinda do oceano em direção ao continente, após a passagem de uma frente fria pelo estado, a previsão é de que as chuvas continuem nos próximos dias. Somente até esta segunda-feira, 19, a Subsecretaria de Defesa Civil, integrada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, registrou 1266 chamados. O órgão realizou ainda 151 interdições em bairros como Cordovil, Inhaúma, Quintino, Cascadura, Campo Grande, Guaratiba, Bonsucesso, entre outros.
Ainda segundo o Centro de Operações, a passagem do sistema frontal pela costa do Rio manterá o tempo instável, com previsão de céu nublado a encoberto e pancadas de chuva fraca/moderada podendo ocasionalmente ser forte em alguns momentos. Os ventos serão moderados, com eventuais rajadas fortes. As temperaturas, porém, seguirão em declínio.
Na sexta-feira, 23, a previsão do Centro de Operações é de que devido ao transporte de umidade do mar para o continente, o tempo seguirá instável, com previsão de pancadas isoladas de chuva moderada a forte a qualquer hora do dia.
A partir do sábado, 24, a tendência é de redução das pancadas de chuva, com possibilidade de chuva fraca isolada. O Rio de Janeiro está em estágio de atenção, o nível intermediário numa escala de três etapas estabelecidas pela Defesa Civil.