Estágio de Atenção

Fortes chuvas atingem o Rio de Janeiro

Cidade do Rio entrou em Estágio de Crise na madrugada

Denise Claro
Da redação

Árvore derrubada pela chuva na Rua Gabriel de Pizza, em Jacarepaguá./ Foto: Lenita Vilela

O Rio de Janeiro vive, desde a noite desta quarta-feira, 14, o impacto das fortes chuvas que atingiram a cidade, como bolsões, quedas de árvores, ventos, alagamentos e deslizamentos.

A chuva foi mais forte nos bairros das zonas Norte e Oeste do Rio. Segundo o boletim do Centro de Operações Rio (COR), em apenas uma hora, das 23h45 de ontem até 0h45 de hoje, a estação Barra/Riocentro registrou 123,2mm de chuva, o equivalente a 119% do esperado para todo o mês de fevereiro. Em Jacarepaguá, das 17h de ontem às 2h de hoje, choveu ainda mais: quase 150% da média de chuva esperada para todo o mês.

A cidade, que já estava em Estágio de Atenção, entrou em Estágio de Crise à 0h25 desta madrugada, devido à atuação de núcleos de chuva forte a muito forte, associados à atuação de áreas de instabilidade. Porém, às 5h30 de hoje, retornou ao estágio anterior, classificação que se mantém até o momento.

Devido à chuva forte registrada na cidade, foi acionado, de forma preventiva, o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da Prefeitura do Rio em 76 comunidades das regiões de Jacarepaguá, Grande Tijuca e da Zona Norte. Os moradores foram orientados por agentes comunitários e da Defesa Civil Municipal a se dirigirem aos pontos de apoio.

Lenita Vilela é moradora de Jacarepaguá e afirma que a chuva na madrugada foi intensa:

“Por volta de meia-noite começou a chover muito com muitos ventos durante quase uma hora. A chuva derrubou árvores, arrancou telhados e a quantidade de raios e trovões foi assustadora. Na nossa casa entrou água pelo telhado. A luz também acabou assim que a chuva começou e não voltou até agora. Estou pedindo muito a Deus pelas pessoas que tiveram mais problemas do que eu.”

A carioca Camila de Souza precisou se deslocar até o Recreio na manhã de hoje e conta o que viu:

“A linha amarela está quase parada. Ainda não conseguiram tirar todas as árvores, galhos e pedras da pista central. A Av. das Américas está com várias piscinas, e a pista enlameada. O BRT está de graça porque não tem catraca. Os tapumes das obras da Barra e Recreio estão por toda a Avenida, até um castelinho de plástico de parquinho infantil está na pista. A maioria dos retornos estavam fechados porque os sinais estavam desligados.” 

Segundo o Alerta Rio, no momento, há apenas núcleos de chuva no oceano e, nas últimas horas, só foi registrada chuva fraca. Ao longo do dia, áreas de instabilidade permanecerão influenciando o tempo no município e com isso a previsão é de predomínio de céu nublado, com condições para ocorrência de pancadas de chuva isoladas a qualquer hora do dia. Os ventos ficarão com intensidade fraca a moderada e as temperaturas estarão estáveis em relação ao dia de ontem, sendo a máxima prevista de 30°C e mínima de 19°C.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo