Com duração de três meses, curso é oferecido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) e promove aos participantes inserção na língua e cultura brasileira
Da Redação, com CNBB
A 126ª edição do curso do Centro de Formação Intercultural (Cenfi) teve início no dia 19 de setembro com a missa presidida pelo subsecretário adjunto-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Leandro Megeto.
O curso é promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília (DF), vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e terminará no dia 13 de dezembro. Ao todo, 24 missionários de 11 nacionalidades farão uma intensa preparação para atuar no Brasil, aprendendo o idioma e aspectos socioculturais do país. O percurso formativo compreende três áreas integradas: a vida comunitária, a introdução à sociedade brasileira e a caminhada da Igreja no Brasil e o ensino sistemático do idioma.
Os missionários da 126ª edição do Cenfi são oriundos dos países: Filipinas, Índia, Burkina Faso, Nigéria, Uganda, República Democrática do Congo, Vietnã, Indonésia, Haiti, Quênia e Alemanha. Para o segundo módulo do curso, se juntarão mais quatro missionários: um da Índia, um da Itália e dois da República dos Camarões.
A programação do curso conta com momentos de oração e celebração comunitárias preparadas pelos próprios cursistas, bem como vivências e partilhas de vida. Durante os três meses de curso, os participantes também viverão experiências missionárias em paróquias, como a festa brasileira com apresentação de elementos da cultura do Brasil e a festa dos continentes com apresentação da cultura e realidade dos próprios cursistas.