Pela primeira vez

Focolares da América Latina se reúnem no Brasil

Pela primeira vez, o Movimento dos Focolares reúne no Brasil as organizações sociais da América Latina inspiradas no carisma de unidade de Chiara Lubich.

O encontro teve início nesta segunda-feira, 21, no centro nacional do movimento, localizado na cidade de Vargem Grande Paulista, interior de São Paulo. A programação que seguirá até a próxima quinta-feira, 24, deve reunir 35 organizações latino-americanas, provenientes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Paraguai e Uruguai.

Para um dos promotores da iniciativa, Gilvan David de Sousa, o objetivo é “identificar quais são os principais elementos que o carisma do Movimento dos Focolares aporta para a mudança social de forma a oferecer respostas às grandes perguntas do nosso continente”. Sousa destaca ainda que o encontro ajudará a fundamentar a criação de uma rede para favorecer a troca de ideias, experiências, dificuldades e conquistas, gerando um real impacto social.

Em sintonia com a escolha do Papa Francisco para a Jornada Mundial pela Paz de 2014 – “Fraternidade, fundamento e caminho para a paz” – o I Encontro das Organizações Sociais do Focolares tem como tema “Fraternidade em ação: fundamento para a coesão social no século XXI”.

O tema da fraternidade será aprofundado de diferentes formas: com o intercâmbio de experiências, em grupos e em quatro plenárias: “A questão social à luz da Doutrina Social da Igreja”; “O carisma da unidade, a questão social na América Latina e Caribe”; “O Carisma da Unidade e a prática das organizações na América Latina e Caribe; “Como os projetos sociais inspirados no carisma podem “caminhar juntos” no continente latino americano?”.

Entre os palestrantes estão padre Vilson Groh, fundador de sete organizações para inclusão educacional e que recentemente foi condecorado com o prêmio parlamentar Darcy Ribeiro de Educação; a socióloga Vera Araújo, co-responsável internacional do Movimento dos Focolares pelo diálogo com a cultura; e Susana Nuin, secretária executiva do Departamento de Comunicação do CELAM e consultora do dicastero vaticano para a comunicação.

O Movimento

O Movimento dos Focolares (do italiano, lareira) é um movimento religioso de inspiração cristã/católica, fundado em 1943, em Trento, Itália, por Chiara Lubich. Vive o ecumenismo, com adeptos em diversas confissões religiosas, ressaltando, entre outros princípios, a unidade.

Hoje, o Movimento dos Focolares está presente em 182 países, conta com cerca de dois milhões de aderentes e simpatizantes, predominantemente católicos. De maneiras variadas, participam dele milhares de cristãos de 350 Igrejas e comunidades eclesiais, muitos seguidores de outras religiões, entre os quais judeus, muçulmanos, budistas, hindus, sikhs… e pessoas de convicções não religiosas.

          

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo