13 de maio

Fiéis se reinventam para celebrar a Virgem de Fátima durante pandemia

Com a pandemia de coronavírus, novenas e Missas em honra a Nossa Senhora de Fátima acontecem de forma diferente do habitual

Denise Claro
Da redação

Imagem na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Macaé (RJ)/ Foto: Divulgação Paróquia

Mês de maio é mês mariano. E uma das grandes celebrações deste mês, no Brasil e no mundo, é o Dia de Nossa Senhora de Fátima, comemorado hoje.

Padre Fábio Felippe, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Macaé (RJ), comenta sobre esta devoção. “No ano de 1917, o mundo era assolado pela Primeira Guerra Mundial e se encontrava dilacerado pela violência, principalmente o continente Europeu e seus países. E, nesse contexto de guerra, Nossa Senhora aparece em um vilarejo, em uma cidadezinha chamada Fátima, em Portugal, a três crianças: Francisco e Jacinta, irmãos, e sua prima Lúcia.”

O sacerdote lembra que, nas aparições de Fátima, Nossa Senhora deixou uma mensagem de fé, esperança e amor a Jesus, mas também um pedido de conversão e reparação. “O apelo de Fátima é sempre um apelo atual, pela paz no mundo, pela conversão e, acima de tudo, de olhar para Jesus Cristo, caminho, verdade e vida”.

Leia também:
.: Santuário de Fátima conecta “igrejas domésticas” em todo o mundo
.: Intensifiquemos a reza do Terço, pede o Papa Francisco

Neste ano, devido à pandemia, as paróquias e os sacerdotes já estão tendo que se adaptar e criar meios para atender os fiéis, mantendo a fé e a perseverança do povo de Deus. Para a festa de Nossa Senhora de Fátima não está sendo diferente. As paróquias e capelas dedicadas à Mãe de Deus se organizaram para montar uma programação diferenciada.

Padre Fábio conta que, em sua paróquia, aconteceu, desde o dia 4, a Novena a Nossa Senhora em preparação à grande Solenidade do dia 13 de maio.

“A motivação é que os fiéis, neste mês, rezassem, diariamente, o terço, que é um pedido de Nossa Senhora também nas aparições de Fátima, onde Ela se intitulou: ‘Eu sou a Senhora do Rosário!’. É uma oração muito importante, pela paz, pela conversão dos corações, pelo afastamento de todas as dificuldades e das doenças das nossas famílias e de toda humanidade.”

Em Macaé, os paroquianos puderam rezar a novena on-line, às 12h de cada dia, e participar da Santa Missa também. Hoje, no dia da festa, acontecerão também, pelas redes sociais, a Missa e a Coroação, e um liveshow com a cantora católica Aline Brasil.

Réplica da Capelinha das Aparições, no Rio de Janeiro, recebe milhares de fieis ao longo do ano./ Foto: Divulgação Santuário

Berthaldo Soares e sua esposa Kenya são, no Rio de Janeiro, os responsáveis pelo Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que abriga a réplica da Capelinha das Aparições, e está localizado no Recreio dos Bandeirantes, no Rio. O Santuário preparou, para este ano, toda uma programação para a festa, que foi toda vivida de forma on-line.

“Chamamos de peregrinação do coração. Com a capelinha das aparições fechada, os peregrinos não podem vir. Então, fizemos uma peregrinação diária, com a nossa vela acesa na mão, e transmitindo on-line. Já estamos vivendo há nove dias isso e preparando o coração de todos os peregrinos para viver o dia de hoje. A cada dia, quase 1h20 de transmissão on-line, e todas as pessoas que iniciam ficam até o final. Vemos os frutos por aquilo que os peregrinos escrevem ao longo da transmissão. Muitos permanecem, mesmo após a transmissão, em silêncio, ouvindo a Deus, caminhando no “pátio do coração”, indo à capelinha que existe no coração de cada um e vivendo esse amor por Nossa Senhora internamente.”

Neste dia 13, será celebrada a Missa às 10h e às 18h, além da transmissão da adoração ao Santíssimo, do terço luminoso e da procissão de velas. Confira a programação no site tardecommaria.com.br.

Paroquianos

A paroquiana da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em São José dos Campos (SP), Cleide Prado, conta que também tem vivido a devoção a Nossa Senhora de forma on-line, mas muito profunda.

“O pessoal tem se reunido pela internet para rezar o terço todos os dias às 19h30. Hoje, haverá a Santa Missa, e um carro irá passar pelas ruas do bairro com a imagem de Nossa Senhora de Fátima abençoando os fiéis. No dia de Nossa Senhora, 13 de maio, o padre irá celebrar a missa e, logo após a missa, um carro irá passar pelas ruas do bairro da paróquia com a imagem de Nossa Senhora de Fátima abençoado os fiéis. Nossa casa se tornou uma verdadeira igreja doméstica, e colheremos os frutos dessa nova experiência que estamos vivendo.

Na cidade de Lorena (SP), os paroquianos encontraram uma forma criativa de expressar o amor a Nossa Senhora neste mês de maio. “Cada um sai de sua casa e fica debaixo da marquise ou na janela para a oração do terço às 21h. Começamos com cinco vizinhos, e a devoção foi se espalhando, de casa em casa, contagiando os que moram ao lado”, diz Elisângela da Silva, que também faz parte da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

A paróquia apoiou a iniciativa e envia, todos os dias, os diáconos para abençoar os fiéis que rezam o terço na rua. “Estamos intercedendo por esta pandemia, este momento que estamos vivendo. Inclusive, colocamos em intenção pessoas da cidade que tiveram covid-19, e graças a Deus foram curadas e já estão em suas casas. Isso já é para nós um grande testemunho”.

Padre Fábio lembra a importância do amor a Maria, e ressalta que a devoção a Nossa Senhora é ajuda aos fiéis em tempos de pandemia:

“Neste período que estamos vivendo de isolamento, seguindo as medidas de proteção em obediência às autoridades civis e eclesiásticas, a fé em Nossa Senhora nos leva a ter serenidade e confiança, para que nós com ela e com seu Filho Jesus, Senhor de todas as coisas, possamos fazer essa travessia. Não somente nós, mas toda a humanidade, para dias melhores”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo