Mês de maio

Santuário de Fátima convida crianças a “peregrinação do coração”

Neste mês maio, com o tema “Peregrinação do coração: a alegria de ser santo” o Santuário de Fátima apresenta itinerário espiritual para os pequenos. A iniciativa estará disponível em suporte digital proporcionando um caminho em cinco etapas

Da Redação, com Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima,  no contexto da tradicional Peregrinação das Crianças, apresentou uma proposta pastoral intitulada “Peregrinação do coração: a alegria de ser santo”. No contexto das contingências resultantes da atual pandemia por Covid-19, que impedem as crianças e suas famílias de saírem de casa, impossibilitando-as de fazer uma peregrinação física até ao Santuário de Fátima, a proposta «Peregrinação do coração» tem como objetivo sublinhar que a primeira e mais importante das peregrinações é possível de realizar mesmo a partir de casa, pois acontece na “abertura e transformação do coração em Deus”.

Leia também:
.: Santuário de Fátima conecta “igrejas domésticas” em todo o mundo
.: Intensifiquemos a reza do Terço, pede o Papa Francisco

A iniciativa visa mostrar que “a santidade ou a vida em Deus não é senão esta transformação que produz uma alegria profunda e verdadeira e assim aconteceu com os pastorinhos de Fátima, a quem a Virgem Maria, logo na primeira Aparição, em 13 de maio, infundiu no peito uma luz intensa «na qual se viram a si mesmos em Deus», que era essa luz, levando-os à oferta total do coração a Deus e à mudança de vida”.

Celebração do centenário 

No contexto da celebração do centenário da primeira imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e do centenário da morte de Santa Jacinta Marto, o itinerário em cinco etapas é proposto através de material para download  e semanalmente será lançado um vídeo na página do Santuário durante o mês de maio. 


Santuário de Fátima convida crianças a realizar “peregrinação do coração” / Foto: Santuário de Fátima

“Pela mão de Santa Jacinta Marto e com os olhos postos na «Senhora tão bonita» resplandecente da beleza de Deus, as crianças são desafiadas a pequenas tarefas semanais que culminam com a representação do próprio coração, como oferta a Deus”, explica a Irmã Sandra Bartolomeu, da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, membro da Comissão organizadora da Peregrinação das Crianças.

“Que esta proposta, a ser acolhida e realizada por cada criança individualmente ou em família, possa ajudar a tornar o coração de cada um mais belo, à semelhança do coração de Maria, cheio da luz de Deus”, conclui.

Empenhado em despertar as crianças para a mensagem de Fátima e dar-lhes a conhecer a vida e a espiritualidade dos Santos Francisco e Jacinta Marto, o Santuário tem promovido regularmente atividades específicas dirigidas para crianças e jovens.

A Peregrinação Nacional das Crianças é uma das mais importantes que o Santuário acolhe ao longo do ano, acontece há mais de quatro décadas e reúne, todos os anos, milhares de crianças no Santuário de Fátima. Destinada particularmente às crianças em grupos de catequese, esta peregrinação tem em cada ano um tema específico que serve de mote para reflexão e celebração. A Peregrinação Nacional das Crianças é precedida por uma campanha, idêntica a esta, que decorre normalmente no mês de maio.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo