Fátima

Exposição homenageia Nossa Senhora de Fátima no Santuário Cristo Redentor

Homenagem vai durar apenas um dia, exatamente na data em que a santa apareceu para os três pastorinhos

Da redação

Papa Francisco rezando na Capelinha das Aparições, em Fátima / Foto: Vatican Media

Nesta segunda-feira, 13, o Santuário Cristo Redentor  receberá a exposição “Salve Maria”, do artista plástico Marco Velasquez. Realizada em apenas um dia, é uma homenagem à Nossa Senhora na data em que a Virgem Maria apareceu aos três pastorinhos sobre uma azinheira, em Fátima (Portugal).

A iniciativa partiu do artista e encontrou eco em Padre Omar, curador da exposição e reitor do Santuário Cristo Redentor, que recentemente foi nomeado delegado da Associação Cultural Tota Pulchra Internacional para o Brasil. “Aos pés de seu Filho, a Mãe nos comunica o amor de Deus e nos convida à oração, neste lindo mês dedicado às mães. Que Nossa Senhora de Fátima ilumine nossa vida e nosso país”, suplica o reitor.

A obra “Salve Maria” é uma releitura de “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, onde os 12 apóstolos são substituídos por representações de Maria, todas padroeiras de países do continente americano. São 13 quadros medindo 131cm x 81cm cada, com um tamanho total, quando perfilados, de 1005cm.

As imagens utilizam técnicas derivadas das experimentações modernistas. Na obra, é utilizado o dripping, que consiste em respingar tinta sobre a tela. Segundo Marco Velasquez, o nome “Salve Maria” surgiu como um insight, depois de uma meditação. “Essa foi a saudação do Anjo Gabriel à Virgem Maria, quando anunciou que ela seria a Mãe do Salvador. É uma homenagem à Mãe do meu Mestre, a minha Mãe e a todas as Mães”, destaca.

A exposição poderá ser contemplada em único dia, 13 de maio, pelos visitantes que forem ao Santuário Cristo Redentor, no alto do Morro do Corcovado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo