Ministério da Saúde

Febre amarela: OMS acompanhará fracionamento da vacina

Na próxima segunda-feira, 29, técnicos da Organização Mundial da Saúde chegam ao Brasil

Agência Brasil

Fracionamento da vacina contra a febre amarela será acompanhada pela OMS /foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Técnicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegam ao Brasil na próxima segunda-feira, 29, para acompanhar o fracionamento da vacina contra a febre amarela. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 23, pelo Ministério da Saúde, que tem se reunido semanalmente com o órgão das Nações Unidas para tratar do surto da doença no país.

De acordo com a pasta, a previsão é que os agentes internacionais desembarquem em São Paulo e acompanhem no próprio estado o fracionamento da vacina. Além de São Paulo, o Rio de Janeiro também inicia, nesta quinta-feira, 25, a imunização de municípios pré-selecionados contra a febre amarela.

Leia também
.: No RJ, doadores de sangue serão vacinados contra febre amarela

Em São Paulo, 54 municípios participam da campanha, com previsão de vacinar 8,3 milhões de pessoas, sendo 6,3 milhões com a dose fracionada e 2 milhões com a padrão. Já no Rio de Janeiro, 7,7 milhões de pessoas deverão receber a dose fracionada e 2,4 milhões a padrão, em 15 municípios.

Até o momento, a campanha de vacinação no estado da Bahia permanece na data prevista (entre 19 de fevereiro e 9 de março). Na Bahia, 2,5 milhões de pessoas serão vacinadas com a dose fracionada e 813 mil com a dose padrão em oito municípios.

Leia mais
.: Rio tem quatro casos de febre amarela confirmados este ano

.: Duas pessoas morreram por febre amarela no interior de São Paulo
.: Febre amarela: SP, RJ e BA vão adotar dose fracionada da vacina
.: Sete milhões de pessoas devem ser vacinadas contra febre amarela no estado de São Paulo

O objetivo da campanha, segundo o ministério, é evitar a expansão do vírus para áreas próximas de onde há circulação atualmente. No total, 21,7 milhões de pessoas destes municípios deverão ser vacinadas durante a campanha, sendo 16,5 milhões com a dose fracionada e outras 5,2 milhões com a dose padrão.

“A adoção do fracionamento das vacinas é uma medida preventiva e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) quando há aumento de epizootias e casos de febre amarela silvestre de forma intensa, com risco de expansão da doença em cidades com elevado índice populacional”, informou a pasta.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo