Congresso Internacional no Brasil

Exposição no RJ recordará Congresso Eucarístico de 1955

A realização do Congresso Eucarístico em 1955, motivou grandes obras no Rio de Janeiro, como o aterramento da região do Flamengo

Da redação, com Arquidiocese do RJ

O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra (Maas), no Rio de Janeiro, apresentará de 18 de julho a 18 de outubro, a exposição “36° Congresso Eucarístico Internacional: um grande ato de fé em terras cariocas”, em comemoração ao evento que ocorreu há 60 anos no Rio de Janeiro.

“Os itens da exposição permitem uma diversidade de perspectivas sobre o Congresso, com fotografias, peças comemorativas, objetos litúrgicos, joias e obras de arte sacra”, explicou o diretor artístico do museu, monsenhor José Roberto Devellard. A mostra também reunirá itens que contam um pouco da história do arcebispo da época, o Cardeal Jaime de Barros Câmara, e do secretário-geral do Congresso, o bispo auxiliar Dom Helder Câmara.

A realização do Congresso, em 1955, motivou grandes obras na cidade, como o aterramento da região do Flamengo. “Houve uma conversa com os governantes da época para disponibilizar o espaço. Era a única parte da cidade onde seria possível realizar o Congresso”, afirmou monsenhor Devellard. “O legado maior do Congresso foi a Eucaristia em si, e esse não tem comparação nenhuma”, ponderou o sacerdote. Até hoje a custódia do Congresso Eucarístico se encontra na Igreja de Sant’ana, o Santuário de Adoração Perpétua, no centro da cidade.

A inauguração da exposição, no dia 18 de julho, às 20h, contará com a presença do arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.

A exposição poderá ser visitada às quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados e domingos das 9h às 12h. O ingresso custa R$ 5. O Maas está localizado na Catedral de São Sebastião, na Avenida República do Chile, 245, no centro do Rio de Janeiro

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo