O Papa Sorriu

Exposição em SP apresenta bom humor do Papa em caricaturas

A exposição de 38 caricaturas é uma homenagem ao Papa Francisco pelo seu primeiro ano de pontificado

Da redação, com Arquidiocese de São Paulo

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP (Av. Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes) abriu espaço para a exposição “O Papa Sorriu”, a partir desta sexta-feira, 14, das 14h às 19h.

A exposição é uma homenagem ao Papa Francisco, que completou nesta quinta-feira, 13, um ano de pontificado. São 38 caricaturas feitas por 38 cartunistas brasileiros e estrangeiros. As obras mostram a simplicidade e o bom humor do Santo Padre, qualidades que os brasileiros tiveram a felicidade de presenciar durante sua visita ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, realizada julho de 2013 no Rio de Janeiro.

Exposição O Papa Sorriu em São Paulo

Cardeal Odilo Scherer entrega livro com caricaturas ao Papa Francisco. FOTO: Arquidiocese de SP

O cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, durante sua última visita à Roma no final de fevereiro, entregou, pessoalmente, ao Papa Francisco o livro, que tem como título “O Papa Sorriu”. Francisco não conteve a alegria em receber a homenagem.

“Para nós, demonstra que fazemos sim arte. É a primeira vez que caricaturas entram em um museu de arte sacra. Parabéns a todos que acreditaram em mais essa empreitada de nossas flash expo”, comenta José Alberto Lovetro, presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil.

Com traços característicos acentuados, os artistas criaram desenhos, de certa forma, cômicos, que provocam todos os tipos de reação nos espectadores, desde a surpresa até a ternura. Entre os nomes de destaque, a mostra exibe trabalhos de artistas conhecidos nacionalmente, como Baptistão, Carlos Amorim, Gilmar Fraga, Gustavo Paffaro, J. Bosco, Junior Lopes, Luiz Carlos Fernandes, Mônica Fuchshuber, Omar Figueroa Turcius, Quinho, Sergio Morettini e William Medeiros.

José Carlos Marçal de Barros, diretor executivo do MAS/SP, acredita que “nas crônicas políticas e sociais, a caricatura constitui uma das mais aguçadas formas de expressão. Nada parece escapar aos olhos do caricaturista, cujo poder de síntese revela um invejável conhecimento sobre a realidade e sobre o ser humano.”

A exposição O Papa Sorriu é uma realização da Arquidiocese de São Paulo, do Governo do Estado de Paulo, da Secretaria da Cultura, da Associação dos Cartunistas do Brasil e do Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo