Dose fracionada

Estados de SP e RJ iniciam vacinação contra febre amarela

Os dois estados serão os primeiros a utilizar a dose fracionada da vacina

Da redação, com Agências

Começa nesta quinta-feira, 25, uma campanha em caráter emergencial para a vacinação contra a febre amarela em São Paulo e no Rio de Janeiro ― os dois primeiros estados a lançarem mão da versão fracionada da vacina. A Bahia também entrará nesta iniciativa coletiva a partir de 19 de fevereiro.

Serão 53 cidades do estado de São Paulo (incluindo 20 distritos da Capital) que receberão a campanha e outras 15 no Rio de Janeiro ― a saber: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica, todos na região metropolitana da capital ou Baixada Fluminense. O público-alvo da campanha são pessoas de 2 a 59 anos sem condições especiais de saúde.

O que é a vacina fracionada?

Cada um dos frascos da vacina contra febre amarela contém cinco doses completas com 0,5 ml. Já a dose fracionada é aplicada com 0,1 ml em cada pessoa e sua capacidade de imunização tem duração de 8 anos.

No entanto, mesmo com este fracionamento da vacina, crianças de 9 meses a 2 anos de idade devem tomar a dose integral. Viajantes internacionais que precisem de comprovantes e pessoas que estejam em condições clínicas especiais também devem tomá-la. A dose completa, entretanto, só deve ser aplicada uma vez na vida, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

É importante lembrar que pessoas portadoras de doenças que coloquem em risco o aparelho imunológico, como a Aids, que estejam em tratamento quimioterápico, doenças hematológicas ou que foram submetidas a transplantes de células-tronco, gestantes e idosos não são recomendadas a tomar a vacina. As gestantes, porém, que se encontram em áreas endêmicas devem consultar seu médico para saber se devem ou não tomá-la. 

Dia D

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro realizará o Dia D de vacinação contra febre amarela no sábado, 27. Neste dia, 92 municípios do estado receberão a vacina fracionada, que serão aplicadas em Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), instalações organizadas pela secretaria estadual e também nos quartéis do Corpo de Bombeiros do Rio. O horário de funcionamento será das 8h às 17h.

A expectativa das autoridades é que sejam vacinadas em todo o estado do Rio de Janeiro 7,7 milhões de pessoas com a dose fracionada e 2 milhões com a dose padrão. Em São Paulo, são esperadas 6,3 milhões que receberão a dose fracionada e outras 2 milhões com a dose padrão. Por fim, na Bahia, cuja campanha começa no dia 19 de fevereiro, são aguardadas 2,5 milhões e meio de pessoas para receberem a dose fracionada e outras 813 mil para a padrão.

Acompanhamento da OMS

Segundo o Ministério da Saúde, técnicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegam ao Brasil na próxima segunda-feira, 29, a fim de acompanhar o fracionamento da vacina contra a febre amarela.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo