“Família: patrimônio da Humanidade” será o tema do 3º Encontro de Jurisprudentes de Língua Portuguesa que acontece na PUC/SP
Da redação, com CNBB
Começa nesta segunda-feira, 10, em São Paulo, o 3º Encontro de Jurisprudentes de Língua Portuguesa. Este ano, os juristas refletem sobre o tema: “Família: patrimônio da Humanidade”.
Na solenidade de abertura, às 9h, estarão presentes o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, e o arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer.
A primeira conferência do encontro ficará a cargo do desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, doutor José Renato Nalini, que abordará o tema “A Família, contemporaneidade e seus desafios”.
O congresso, que termina nesta terça-feira, 11, receberá a participação de juristas do Brasil, de Portugal e do Vaticano, entre eles monsenhor Riccardo Mensuali, do Pontifício Conselho para a Família.
Temáticas
Os trabalhos serão articulados em seis mesas de debate com os seguintes temas: “A Família como uma entidade interdisciplinar”, “O direito e a família: os direitos das famílias”, “Os novos horizontes da família: mudança, evolução ou quebra de paradigmas?”, “A educação das famílias e a missão de formar pessoas”, “As cidades e as famílias: a questão da urbanização e a moradia nas metrópoles” e “Família e comunicação: os desafios no século XXI”.
O evento é promovido em conjunto pela Fundação São Paulo, Conselho Pontifício para a Família e Academia de Jurisprudentes de Língua Portuguesa e acontece no auditório Paulo Freire, da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP).