Artigo Empreendedorismo

Empreender um negócio ou trabalhar para uma organização?

Especialista reflete sobre empreendedorismo e ressalta importância de curso superior

André Prado*

Algumas pessoas ficam em dúvida se empreendem em um negócio próprio ou se trabalham para uma organização. Na verdade, alguns indivíduos se aventuram a tentar realizar as duas coisas ao mesmo tempo. Entretanto, dependendo do porte do empreendimento, isto pode ser inviável devido à dedicação que exige a execução destas duas atividades juntas.
Empreender exige muito esforço, trabalho, empenho, gestão do tempo e muito conhecimento.
Alguns grandes empreendedores da história comprovam isto já descrito em livros e filmes.

Empreendedores de sucesso

Bill Gates fundou a Microsoft junto a Paul Allen vendendo softwares de computadores para usuários e organizações tornando a empresa reconhecida ao redor do mundo.
Steve Jobs fundou a Apple Computer com Steve Wozniak começando a operar no quintal. Depois de um capital injetado por Mike Markkula a empresa se consolidou e tornou-se uma das marcas mais valiosas do globo terrestre.
Michael Dell, presidente e fundador da Dell, fundou a empresa com 19 anos e apenas U$ 1.000, consolidando a corporação como uma das maiores indústrias de tecnologia existente.
Mark Zuckerberg fundou uma grande rede social conhecida como Facebook e tornou-se um dos jovens empreendedores mais ricos do mundo.
Cabe ressaltar que no Brasil também existem empreendedores de sucesso. Silvio Santos foi camelô e tornou-se fundador de dezenas de empreendimentos diferentes. Samuel Klein trabalhava na mercearia do pai e depois de um tempo começou a vender roupas de cama, mesa e banho de charrete, fundando posteriormente as Casas Bahia com centenas de filiais.
Qual será a semelhança entre estes empreendedores além de terem tornado-se ricos e bem sucedidos? Todos largaram da universidade para dedicar-se ao empreendimento.
Entretanto, quem acha que estes empresários deixaram de se aprimorar está redondamente enganado. Empreendedores como os citados acima são autodidatas, inovadores e altamente disciplinados e muito determinados.
Alguns podem alegar que alguns empreendedores tiveram sorte, conseguiram apoiadores, investidores ou subsídios governamentais para suas empresas. Sorte talvez não seja a palavra mais apropriada, pois independente da parte do mundo, empreender envolve sacrifícios, esforços e disponibilidade de tempo para vencer uma avalanche de desafios repletos de dificuldades.

Formação superior

Lendo o relato dos exemplos acima alguém pode estar pensando em deixar ou não investir na realização do ensino superior. Esta não é uma boa escolha para quem deseja trabalhar em uma organização no Brasil, afinal parte considerável das empresas está exigindo nível superior como requisito mínimo para uma contratação para cargos dos níveis tático e estratégico.
Obviamente que existem vagas para quem não tem curso superior, mas parte significativa delas encontra-se no nível operacional, onde se trabalha arduamente e os salários não são os melhores. Alguns concursos públicos inclusive também disponibilizam vagas para quem realizou até o nível médio, mas as de maiores salários exigirão curso superior.

Outro fator que acontece no país é que muitas vezes para receber promoção para a ocupação de cargos gerenciais, executivos e de maior responsabilidade, além de experiência comprovada, as organizações também exigem o nível superior, algumas certificações, conhecimento de certas tecnologias, domínio de algumas línguas estrangeiras e até pós-graduação em alguns casos.
Desta forma, se almeja conquistar vagas que percebam uma melhor remuneração em uma organização, é recomendável que busque pelo menos a graduação em nível superior.
Considerando o ambiente de crise econômica, tudo fica mais acirrado. Se as boas
oportunidades estão difíceis para que tem estudos e um bom currículo, imagine então para quem não tem?

________________________

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D’Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo