Artigo Empreendedorismo

A publicidade e a propaganda na prática do empreendedorismo

Especialista fala sobre a propaganda na prática do empreendedorismo

André Prado*

Muito se fala da importância da publicidade e propaganda para os negócios, afinal é necessário muitas vezes exaltar a qualidades de um produto e serviço. A divulgação bem elaborada de algo a ser vendido pode resultar em ganhos significativos para uma empresa.

Ocorre que muitas empresas estão perdidas e acham que sabem muito bem como realizar esse papel. Algumas terceirizam dando credibilidade e confiança a uma agência que trabalhará na criação do marketing. Como tudo na vida organizacional, esta decisão pode resultar em erro ou acerto.

Algumas empresas não sabem responder questões, como: Quem é o público alvo da organização? Qual o perfil dos melhores clientes? Qual produto ou serviço que o consumidor mais se interessa? Os clientes com maior aceitação encontram-se em que região geográfica? Qual o poder aquisitivo dos clientes? O que os consumidores pensam sobre a empresa? Como a imagem da marca é vista pelos atuais clientes? Como consumidores que ainda não adquiram o produto ou serviço observam a marca?

Não saber as respostas é sem dúvida um problema sério, pois se uma empresa não consegue saber as informações pertinentes às questões como estas, imagine sobre as indagações mais complexas?

Sabe-se que existem vários meios de divulgação: TV, rádio, revistas, jornais, panfletagem, outdoor, internet e outros. Escolher bem a forma de realizar a publicidade e a propaganda é essencial.

A escolha inclusive do veículo de comunicação para veicular a propaganda pode ocorrer de forma errada. Por exemplo, muitas empresas acreditam que realizar apenas uma propaganda na televisão trará bons resultados. Entretanto, nem sempre é assim. Dependendo do tipo de comércio uma simples panfletagem pode trazer mais retorno do que uma propaganda televisiva.

Um produto ou serviço pode ter várias formas de divulgação, como: catálogos, premiação, promoção, sorteio, brindes, eventos, amostragem, degustação, demonstração, etc. Cabe ressaltar que nem sempre trocar a embalagem de um produto ou maquiar o modo que um serviço é realizado, será capaz de iludir os consumidores mais atentos.

Além do marketing é necessário que uma organização preocupe-se com a gestão da marca (Brand). Com uma simples busca no ciberespaço é possível encontrar as marcas mais valiosas do mundo. Já parou para pensar por que algumas destas se tornaram tão desejadas e valiosas?

O marketing da Internet

Muitas empresas perceberam a importância dos meios virtuais para promoverem suas marcas. Este tipo de marketing tem algumas vantagens, pois não precisa pagar pelo frete de entrega, impressão e os custos de distribuição são minimizados.

Entre os meios de divulgação as redes sociais também têm sido muito usadas.  Mas o que é mais importante? O número de compartilhamentos, curtidas ou comentários recebidos? Geralmente o número de visualizações ou leituras (reads) chega a ser bem maior que estes quesitos, mas nada tem importância se isto não estiver revertendo em negócios, ou seja, quantas pessoas que viram uma postagem realmente irão adquirir o produto ou serviço divulgado?

É por estas e por outras que uma empresa precisa mensurar e descobrir qual veículo de comunicação lhe traz mais clientes que converge em bons negócios. Uma empresa que não faz pesquisa de mercado, satisfação e outras avaliações necessárias, está vulnerável a perder recursos e tomar decisões erradas. Para empreender é preciso saber investir corretamente para atingir de forma certeira o alvo desejado.

__________________________

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D’Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo