Artigo Empreendedorismo

Empreender exige pensar estrategicamente

Empreendedores devem saber lidar com riscos, desenvolver projetos e inovar constantemente

André Prado*

Para empreender um negócio próprio ou ser um empreendedor na empresa em que atua exige desenvolver o pensamento estratégico. Isto requer muita energia e dedicação, pois o ambiente empresarial é muito exigente. Empreender envolve saber lidar com riscos, captar novos negócios, desenvolver projetos e inovar constantemente.

Arriscar em um mercado dinâmico, mutável e instável, exige um desempenho acima do esperado. Todavia, os riscos podem ser calculados e enquadrados em pequenos, médios e grandes.

Desde os primórdios, a mudança tem sido a válvula propulsora do desenvolvimento da sociedade. O ser humano por vezes teve de mudar e adaptar-se. Isto nem sempre está associado à mudança de local físico, pois muitas vezes as mudanças são internas. Mudar e fugir da zona de conforto tornou-se uma necessidade para garantir a sobrevivência.

Leia mais
.: Todos os artigos sobre Empreendedorismo

O empreendedorismo pode ocorrer por necessidade ou oportunidade. Com as crises econômicas, boa parte dos negócios surge por necessidade. Entretanto, nem todas as pessoas possuirão conhecimento de gestão e por este motivo tais empreendimentos tenderão à mortalidade.

O conhecimento é fundamental para empreender, pois sem o uso da capacidade seletiva não se consegue gerir. Cabe ressaltar que a internet não representa conhecimento. Trata-se de uma fonte de dados que deve ser averiguada com pesquisas complementares. Independente disto, simplesmente ter a informação não representa ter a capacidade de saber fazer. Somente com o uso apropriado do conhecimento é que se torna possível produzir os resultados esperados.

A inovação baseia-se no princípio de criar algo novo que tenha valor agregado e utilidade. Alguns artigos comentam sobre a inovação disruptiva, ou seja, a inovação que extingue algum modelo antigo criando algo totalmente atual.

Para ser um empreendedor de sucesso, entre outros fatores, é preciso saber administrar, realizar, integrar e promover a venda de ideias. Existem muitas pessoas que podem possuir brilhantes ideias, mas se não possuírem a capacidade de colocá-las em prática não irão muito longe.

Existem diversos casos de empreendedores de sucesso e insucesso no mercado. Saber liderar, persistir, mudar conforme as necessidades, inovar e criar sinergia são situações comuns em vários casos de empreendimentos bem sucedidos.

O intraempreendedorismo

Ter colaboradores empreendedores no local de trabalho é algo desejável para muitos empresários. Os proprietários de negócios gostam de funcionários que empreendem no trabalho, sugerindo novas operações, prospectando e mantendo clientes, criando oportunidades por meio de ideias inovadoras.

Para conquistar um lugar de destaque no mercado, profissionais necessitam de um bom repertório de conhecimentos usados com sabedoria. Sem isto é praticamente impossível garantir a própria sobrevivência e o trabalhador passará a viver de alguma forma de assistencialismo, patrocínio ou herança caso não tenha como gerar renda.

Todas as pessoas possuem a capacidade de melhorar algo, no entanto, não são todos indivíduos que dispõem da vontade, disciplina e esforço para que esta transformação ocorra. Muitas profissões deixarão de existir nos próximos anos. Porém, novas profissões surgirão. Alguns ficarão a lamentar que a função que exerciam não existe mais, enquanto outros não darão desculpas e arregaçarão as mangas para seguir rumo a um novo destino.

Com o crescimento da automação, oportunidades de trabalho em empresas poderão sofrer uma saturação. Estima-se que praticamente metade das profissões existentes está ameaçada nos próximos anos. Portanto, saber empreender pode ser uma das únicas oportunidades para alguns.

Quem deseja empreender necessita descobrir quais talentos possui. Para isto é importante saber o que gosta e sabe fazer de melhor. Aprimorar-se, fazer cursos, pensar fora da caixa, fugir da rotina e reinventar-se a cada instante são fatores vitais neste processo.

________________________

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D´Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo