8 de junho

Em Dia Mundial, ONU diz que oceanos são "base da vida"

O secretário-geral da ONU, António Guterres, lembra que a vida debaixo d’água é fonte de alimentos e de medicamentos

Da redação, com Rádio ONU

No Dia Mundial dos Oceanos, celebrado todo dia 8 de junho, as Nações Unidas destacam a importância dos oceanos para gerar oxigênio, energia, minerais e regular o clima.

Os oceanos são grandes porções de água salgada, que separam os continentes e que ocupam, aproximadamente, 71% da superfície da terra. A divisão mais utilizada para essa área de água é em cinco oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico e o Glacial Antártico.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, lembra que a vida debaixo d’água é fonte de alimentos e de medicamentos. Segundo ele, “os oceanos conectam pessoas e nações em laços culturais e são essenciais para a partilha de bens e de serviços”.

Guterres destaca que a importância dos oceanos para cada ser vivo do planeta não deve ser exagerada.

Neste Dia Mundial, o chefe da ONU pede que todos olhem para o futuro, cuidando e utilizando os oceanos de forma sustentável, garantindo metas ecológicas e econômicas.

O secretário-geral alerta para as ameaças aos mares: mudança climática, acidificação dos oceanos, poluição, pesca destrutiva, além da falta de capacidade para tratar esses problemas.

António Guterres cita um estudo feito por 600 especialistas, mostrando que o impacto das atividades humanas aumentou de forma dramática e os oceanos estão com sua capacidade no limite.

Outras ações que prejudicam os mares são superexploração e pesca ilegal, poluição marinha e destruição do habitat.

A ONU abriga, até sexta-feira, 9, a primeira Conferência Global sobre os Oceanos, com delegações de todo o mundo debatendo como proteger os nossos mares.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo