Entrevista

Doutor em bioética explica por que Igreja defende Ortotanásia

Até sexta-feira, 28, inúmeros especialistas estarão reunidos em Indaiatuba (SP) no I Congresso Internacional com o tema: "Pessoa, Cultura da Vida e Cultura da Morte".

Doutor em Teologia Moral e Bioética e professor no mestrado em bioética no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, Padre Léo Pessini  falou, em entrevista à Canção Nova, sobre o zelo da Igreja pela vida humana e deu explicações sobre assuntos como a eutanásia, distanásia e a ortotanásia.

CN: Como a Igreja vê a pessoa?

Padre Léo: A Igreja, na sua missão de evangelizar, leva muito a sério aquele dito evangélico: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10,10). E a partir da própria ação de Jesus, e através de ações e palavras, a gente pode dizer que a missão de Jesus foi de gerar vida, restituir saúde a quem estava enfermo, ressuscitar quem estava morto, resgatar a integridade de ser a quem, porventura, era deficiente. E a Igreja claro, sendo fiel ao seu Mestre, nós somos discípulos e missionários, desta perspectiva de gerar vida…

CN: Bento XVI e sua firmeza na defesa da Vida.

Padre Léo: É muito interessante porque a gente percebe que hoje é justamente os dois extremos da vida que se complicaram: a chegada da vida – desde o embrião, e o final da vida – aqui a gente fala das doenças crônico-degenerativas, dos doentes terminais. (…) e Bento XVI diz que a ciência, a técnica não tem a última palavra sobre a vida, a última palavra sobre a vida tem que ser uma palavra ética, e se a gente volta no Evangelho, a essência da ética aqui se chama amor…

CN: Há respaldo da legislação nessa luta?

Padre Léo: Aqui eu vejo a importância de um congresso como este que acorde os cristãos-católicos nas comunidades, nas paróquias e nas dioceses no sentido de conscientizar o povo para que nós não tenhamos legislações anti-vida como começa a 'pipocar' no nosso país.

CN: Explique a diferença de Eutanásia e Distanásia? Porque a Igreja incentiva a Ortotanásia?

Padre Léo: A uma confusão conceitual muito grande no país em que se confunde ortotanásia com eutanásia, o que é um erro muito grave (…) Eutanásia é a abreviação de vida. Distanásia é o contrário, é o prolongamento indevido do processo do morrer. (…) A Ortotanásia é a morte certa no tempo certo.

CN: O que são os cuidados paliativos?

Padre Léo: O sentido técnico, ético e médico, eu diria assim, são aqueles cuidados que a medicina presta quanto estamos frente a uma situação de uma doença crônico-degenerativa, ou paciente terminal e que não tem mais cura física. (…) Nós mudamos o objetivo de cura para cuidado – e procura-se dar os cuidados no nível físico, no nível psíquico, no nível afetivo e da assistência espiritual …

CN: Como encontrar o sentido no sofrimento?

Padre Léo: Você sabe que a opção pela eutanásia é a opção em que no fundo a humanidade lave as mãos frente a alguém que sofre. Eu sempre me pergunto: porque não cuidar do sofrimento da pessoa que pede para que tire a vida por causa do sofrimento? em vez de tirar a vida, vamos cuidar do sofrimento para que a pessoa adquira sentido …


Padre Léo Pessini é autor de livros como "Bioética, um grito por dignidade de viver" e "Buscar sentido e plenitude de vida – Bioética, saúde e espiritualidade".

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Leia mais
.: Papa envia mensagem aos participantes do Congresso Pela Vida
.: A história de quem fez da dor um serviço de ajuda e solidariedade
.: O que fazer quando a doença é incurável?

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo