Amenizar o sofrimento do paciente e da família, diante de uma doença incurável. O direito ao acolhimento e à dignidade é o tema da série especial de reportagens intitulada "A Serviço da Vida" exibida essa semana pelo Canção Nova Noticias. Você conhece hoje um Programa de Cuidados Paliativos para pacientes com câncer.
Assista à reportagem
Difícil de ouvir, mais difícil ainda aceitar. Mas às vezes os médicos dizem que não há mais nada a fazer. Quando o paciente está fora das possibilidades terapêuticas de cura, existem médicos e hospitais que dão o trabalho por encerrado. Felizmente, nem todos.
No Instituto da Câncer de São Paulo existem profissionais responsáveis por cuidados paliativos, cuidados que possam amenizar os sofrimentos e garantir a dignidade do paciente até o último dia de vida.
No mundo da Ciência deve haver quem pergunte: "Mas que especialidade é esta?". Não é especialidade. É uma atitude, uma linha de trabalho que visa promover o maior tempo possível do bem estar e a qualidade de vida do paciente com uma doença incurável.
Para cuidar destes pacientes o Instituto do Câncer escolheu rigorosamente profissionais. Não basta competência, é preciso trabalhar com o coração.
Mesmo trabalhando com critérios científicos, profissionais deixaram a dor dos pacientes tocar seus corações. Eles garantem que em cada paciente existe um último recurso transformador chamado "esperança".
Na segunda reportagem da série especial, exibida hoje pelo Canção Nova Noticias, você vai conhecer religiosos que também adoeceram e convivem com o sofrimento sem nunca perder a fé.