De 22 a 28 de Julho

Dom Severino comenta Semana Missionária do Ano Nacional do Laicato

Semana Missionária do Ano Nacional do Laicato será realizada de 22 a 28 de julho

Denise Claro
Da redação

Ilustração do material da CNBB para o Ano do Laicato /Foto: Divulgação

Neste domingo, 22, tem início em todas as paróquias, comunidades e dioceses do Brasil a Semana Missionária do Ano Nacional do Laicato. A semana foi organizada pelo Conselho Nacional de Leigos (CNLB) e pelos Conselhos Missionários Regionais (COMIRE), juntamente com a CNBB.

O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

Dom Severino Clasen é bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB./ Foto: CNBB

De acordo com o bispo de Caçador (SC), Dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, os leigos são a maioria absoluta na Igreja, têm nela um papel indispensável, e a Semana Missionária foi preparada para envolver todos os batizados do Brasil para alguma ação missionária, voltada para o tema central.

“Nós queremos despertar em todos os batizados que ser cristão não é apenas receber os sacramentos e ‘esperar a morte chegar’, mas é preciso também atuar na divulgação do Evangelho, anunciar Jesus Cristo em todos os espaços e ambientes em que os cristãos vivem. Uma ação de um grande despertar da fé e de colocar a vida num grande dinamismo mais otimista na vida. É uma convocação geral, que acontecerá na maioria das dioceses do Brasil.”

A semana abrangerá várias temáticas. Na segunda-feira, 23, serão abordadas a Família e o Mundo do Trabalho; para o dia 24, o tema é “Uma Igreja em Saída e luz para o mundo da Política”. A quarta-feira, 25, será dedicada ao tema: “Igreja em Saída e luz para o mundo da comunicação e educação”. No quarto dia, o tema será: “Uma Igreja em Saída, estandarte erguido diante dos desafios da Nação”. Por fim, na sexta-feira, 27, será abordado o tema: “Uma Igreja em saída promotora da justiça e construtora da cultura de paz”. O sábado, 28, será dedicado à realização de congressos, seminários e oficinas.

Alguns Frutos do Ano do Leigo

O Ano do Laicato teve início no dia 26 de novembro de 2017 e vai até 25 de novembro de 2018, Solenidade de Cristo Rei. Desde o ano passado, muitas foram as atividades já desenvolvidas, e já deram alguns frutos, segundo Dom Severino:

“É encantador ouvindo as dioceses e diversos regionais que em muitos lugares estão acontecendo cursos, reuniões, seminários e momentos de formação em cima da Teologia do Laicato. Iniciativas que despertam nos leigos o desejo de serem mais autênticos e participativos na Igreja mas também na vida social. A missão do leigo deve se caracterizar mais na vida social, no seu dia a dia, no emprego, na escola, na faculdade, onde ele pode ser sal e luz, dar gosto e brilhar em meio à sociedade. Ser mais fermento na massa. Assim temos um cristianismo mais positivo.”

O último documento do Papa Francisco, a Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate” trata do chamado à santidade no mundo atual. Especialmente no Ano do Laicato, é um documento que fala diretamente aos leigos, inseridos na sociedade. Dom Severino salienta que um santo não é só aquele que está nos altares, mas aqueles que estão dos nossos lados, dando seu testemunho, cuidando dos idosos, sendo honestos, lutando por uma vida de santidade, sendo fiéis.

“Muitos são os que sofrem, se sacrificam, amam, e não desanimam, pois a vida não pode ser abandonada. Quando vemos esses depoimentos é porque de fato a religião e a fé são o que movem e o que transformam a sociedade. Isso precisa ser divulgado para encorajar outros que sofrem também e que às vezes vivem no anonimato, abandonados, sem estímulo, sem carinho. Esta carta veio em um momento muito oportuno, para nos animar neste momento eclesial.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo