Domingo da Palavra de Deus

Dom Odilo: Palavra de Deus é alimento substancioso da fé e da vida cristã

Cardeal Odilo Scherer motiva católicos e comunidades da Arquidiocese de São Paulo a viverem bem celebração do Domingo da Palavra de Deus

Da redação, com Arquidiocese de São Paulo

O Domingo da Palavra de Deus, que terá sua primeira edição celebrada neste domingo, 26, será oportunidade para todos recordem que não há missão e vida cristã autênticas, sem a centralidade da Palavra de Deus. É o que destacou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, em carta enviada ao toda a Arquidiocese, motivando, o clero, religiosos e leigos a darem ênfase para essa comemoração em suas paróquias e comunidades.

A data foi instituída pelo Papa Francisco em 30 de setembro de 2019, por meio da Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Aperuit illis – “Abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras” (Lc 24, 45) – com o objetivo de conscientizar a comunidade cristã sobre o valor das Sagradas Escrituras na vida diária.

“A iniciativa faz parte do esforço de nova evangelização e de ‘conversão missionária’, necessário em toda a Igreja”, ressaltou Dom Odilo. Nesse sentido, o arcebispo motivou as comunidades a organizarem atividades voltadas a valorização da Palavra de Deus na vida da Igreja e na vida pessoal de cada um. Dom Odilo aconselhou, ainda, que seja dado destaque nas missas à Sagrada Escritura, como, por exemplo, com a entrada solene do Evangeliário na procissão de início da celebração.

Leia mais
.: Vaticano apresenta o “Domingo da Palavra de Deus”, instituído pelo Papa
.: Papa celebrará, pela primeira vez, Domingo da Palavra de Deus

“Pode-se perguntar ao povo, quem lê diariamente a Palavra de Deus? Semanalmente? Quem tem bíblia em casa? Pode-se pedir que as famílias iniciem o costume de ler cada dia, reunidas, um trecho dos Evangelhos…”. O cardeal também exortou os que fazem homilias, catequeses ou alguma forma de pregação, que não se esqueçam que todos são servos da Palavra de Deus e que deve oferecer o melhor de si para que ela seja servida aos irmãos como alimento substancioso da fé e da vida cristã.

Essa Palavra traz a força e o poder de Deus e, portanto, deve ser anunciada com fé e humildade, sabendo que ela produz o seu efeito de forma misteriosa e não controlada, destacou o arcebispo de São Paulo. “A nós, cabe sermos fiéis e dedicados servidores dessa ‘Palavra da salvação’”, acrescentou Dom Odilo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo