Conforme o Código de Direito Canônico, cada cardeal recebe o título de uma igreja em Roma como uma demonstração de proximidade com o Papa e colaboração com o ministério do sucessor de São Pedro
Da Redação com Arquidiocese de Manaus
O Cardeal e arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, tomou posse na manhã deste domingo, 04, da Igreja de San Leonardo da Porto Maurizio, em Roma. A cerimônia ocorreu às 10h (horário de Roma), e 5h em Manaus.
Steiner foi criado como cardeal pelo Papa Francisco em agosto deste ano. Ele é o primeiro cardeal da Amazônia. Além de Dom Leonardo, o Brasil conta com outros sete nomes no Colégio Cardinalício.
Conforme o Código de Direito Canônico, cada cardeal recebe o título de uma igreja em Roma como uma demonstração de proximidade com o Papa e colaboração com o ministério do sucessor de São Pedro.
O título cardinalício de San Leonardo da Porto Maurizio, na Acilia, foi criado pelo Papa Francisco em 2016. Antes de Leonardo Steiner, Dom Sebastian Koto Khoarai, de Mohale’s Hoek, em Lesoto, era o titular do serviço.
O título, no entanto, não interfere na condução da Arquidiocese de Manaus, da qual Steiner continua sendo o titular. O bispo, inclusive, deve presidir a Missa Solene em honra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas, na próxima quinta-feira, 8, em Manaus.