Mudança no episcopado

Dom Guilherme Werlang é nomeado bispo de Lages (SC)

Até então, Dom Guilherme era bispo de Ipameri, em Goiás

Da redação, com CNBB

Dom Guilherme Werlang /Foto: CNBB

Dom Guilherme Antônio Werlang foi nomeado pelo Papa Francisco, na manhã desta quarta-feira, 7, bispo da diocese de Lages, em Santa Catarina. O nomeado era até então bispo de Ipameri (GO). Nascido em São Carlos, também em Santa Catarina, Dom Guilherme é especialista em Liturgia.

O novo bispo de Lages foi ordenado sacerdote em 1979 e nomeado bispo em 1999, Seu lema episcopal é: “Para que todos tenha vida”. Como bispo, Dom Guilherme foi membro da Comissão Episcopal para o serviço da Caridade, da Justiça e da Paz; bispo acompanhante do Setor Juventude do Regional Centro Oeste; fez parte da Comissão Episcopal para a Reforma e Construção da Sede Nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

Atualmente, Dom Guilherme é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora e membro do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) e do Conselho Permanente da CNBB, além de compor a Comissão do Fundo Nacional de Solidariedade e o Conselho Econômico da CNBB.

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, enviou saudação em nome da Conferência ao novo bispo de Lages (SC).

Brasília-DF, 07 de fevereiro de 2018

Saudação da CNBB a dom Guilherme Antônio Werlang

Prezado Irmão, dom Guilherme Werlang.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) envia saudação ao senhor pela sua nomeação, publicada nesta quarta-feira pelo Papa Francisco, como novo bispo da Diocese de Lages (SC).

Conhecemos o seu dedicado pastoreio dedicado à diocese de Ipameri (GO) desde 1999. Apreciamos o seu serviço prestado como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora da CNBB desde o quadriênio passado. Sabemos do seu pastoreio corajoso e sincero e desejamos que seu ministério continue fecundo em sua nova diocese.

Saudamos sua nomeação com as palavras do Santo Padre, Papa Francisco, pronunciadas em encontro com os Irmãos bispos no mês passado, no Chile, quando fez o seguinte apelo: “pedir ao Espírito Santo o dom de sonhar; por favor, nunca deixeis de sonhar, sonhar e trabalhar por uma opção missionária e profética que seja capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um instrumento mais adequado para a evangelização […] do que para uma auto-preservação eclesiástica. Não tenhamos medo de nos despojar daquilo que nos afasta do mandato missionário”.

A CNBB também cumprimenta e agradece a Dom Nelson Westrupp, bispo emérito de Santo André (SP) e Administrador Apostólico de Lages, que tem se ocupado em dar andamento na animação pastoral da diocese até a nomeação do novo bispo.

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário-Geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo