Nesta segunda-feira, 27, na Assembléia Geral da CNBB, os bispos intensificaram os debates em torno do novo documento de orientação para a formação sacerdotal.
De acordo com o Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, o documento está em fase final e terá cerca de 400 itens. As últimas orientações, por exemplo, para a formação de seminaristas é da década de 1980 e dos sarcedotes data de 1995. Com isso, o documento vai incluir as novas questões da formação, preservando os valores essenciais do ministério sacerdotal. Após a redação final, o documento será levado ao Vaticano para aprovação final.
“O ministério do padre é um dom de Deus para a Igreja e para o mundo. Por isso, deve responder sempre às necessidades colocadas na atualidade”, declarou o arcebispo.
Durante a elaboração do documento, segundo Dom João Braz, a CNBB envolve, como é característico nas assembléias, todos os bispos e as propostas trazidas das dioceses.
Arquidiocese de Brasília 2010
Além de acolher a próxima Assembléia Geral da CNBB e comemorar seu jubileu de ouro, a Arquidiocese de Brasília, em 2010, vai sediar o XVI Congresso Eucarístico Nacional, de 13 a 16 de maio. O tema do encontro será “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários”, a partir do qual se refletirá sobre a Eucaristia como a presença de Jesus que une as comunidades e os carismas. “Jesus atrai os diferentes dons sem desfazer a diversidade, mas unindo todos na mesma família”, ressaltou o arcebispo da capital.
E a partir do lema “Fica conosco, Senhor”, o congresso pretende despertar nos cristãos a necessidade de clamar a presença do Cristo, em meio à deficiência de valores da sociedade. Dom João Braz afirmou que “Jesus deve ser a nossa esperança que nos faz olhar para os problemas e saber que a Eucaristia aponta uma aurora diante dos crepúsculos da sociedade”.
Na organização do evento estão envolvidas, aproximadamente, duas mil pessoas e o congresso será precedido pela Assembléia dos bispos. O prelado também recorda que no dia 3 de maio de 2010, quando os bispos estarão reunidos em assembléia, se completarão 53 anos da primeira Missa celebrada em Brasília, como um dos primeiros atos oficiais da criação do distrito federal.
Leia mais
.: Reflexões sobre o apóstolo Paulo marcam retiro dos bispos
.: Homenagem a Dom Hélder Câmara é tema da Missa em Itaici
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com